Brasileiros vão precisar de autorização digital para entrar em Israel

O ETA-IL deverá ser solicitado online até 72 horas antes da viagem; confira como tirar e o valor da taxa

26/11/2024 07:21

A partir de 1º de janeiro de 2025, brasileiros que desejam viajar para Israel vão precisar emitir uma autorização digital para entrar no país. A taxa custará cerca de R$ 40.

O ETA-IL (Autorização Eletrônica de Viagem, em português) permite que viajantes de países isentos de visto, caso do Brasil, obtenham autorização prévia, através de solicitações online.

Vista do Muro das Lamentações, na cidade velha de Jerusalém
Vista do Muro das Lamentações, na cidade velha de Jerusalém - stellalevi/iStock

O sistema é igual ao já adotado por alguns países, como o Reino Unido, e que em breve será adotado pela União Europeia. Um dos objetivos, segundo o Ministério do Turismo israelense, é agilizar os processos de entrada de turistas no país e fortalecer as medidas de segurança.

Como solicitar a autorização digital para entrar em Israel

Para solicitar ETA-IL, os viajantes devem preencher um formulário online (piba.gov.il) com informações pessoais básicas, detalhes do passaporte e itinerário de viagem planejado e pagar uma taxa nominal de 25 NIS (novo shekel israelense), cerca de R$ 40.

Uma vez enviado, o pedido passará por uma revisão rápida e completa pelas autoridades israelenses, normalmente resultando em aprovação rápida por e-mail. A recomendação do Ministério do Turismo israelense é enviar o pedido pelo menos 72 horas antes da viagem para permitir tempo de processamento suficiente.

Após a aprovação, o ETA-IL é vinculado ao passaporte do viajante e permanece válido por dois anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro.

Os detentores de autorização vão pode entrar no país várias vezes, até 90 dias por ano. Essa autorização digital permite a entrada em Israel por meio de pontos de verificação designados, totens disponíveis na área de alfandega, sem contato com os oficiais de imigração, semelhante ao programa Global Entry adotado pelo governo americano.