Brasileiros se consolidam como 2º maior público turístico em Coimbra

O Brasil se tornou o segundo maior mercado emissor de turistas para Coimbra, atrás apenas da Espanha

17/11/2025 11:56

Brasileiros estão descobrindo Coimbra. A cidade de Coimbra, na região central de Portugal, registrou um aumento expressivo na chegada de turistas do Brasil em 2024, consolidando o país como o segundo maior mercado internacional da região, atrás apenas da Espanha.

Segundo dados da Câmara Municipal, o número de visitantes brasileiros cresceu 8% em relação a 2023, refletindo o fortalecimento dos laços culturais e o interesse crescente pelo destino.

Fachadas coloridas das casas de Coimbra
Fachadas coloridas das casas de Coimbra - Photogilio/iStock

Esse avanço acompanha o crescimento geral do turismo na cidade. Entre janeiro e julho de 2025, mais de 919 mil viajantes se hospedaram na Região de Coimbra, registrando um crescimento superior a 4,2% em relação à média nacional.

No início de novembro, representantes da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra) estiveram em São Paulo e apresentaram os atrativos turísticos e destacaram oportunidades de investimento. A iniciativa buscou estreitar relações com operadores brasileiros e promover a região como destino estratégico para turismo cultural, religioso, de saúde e bem-estar.

A apresentação também reforçou o papel da cidade como centro de inovação e conhecimento, com destaque para o ecossistema acadêmico e científico da Universidade de Coimbra. A região aposta em parcerias com o setor privado e em ações de divulgação para manter o ritmo de crescimento e atrair novos públicos.

Universidade de Coimbra é a mais antiga da Europa
Universidade de Coimbra é a mais antiga da Europa - saiko3p/iStock

“A nossa relação com o mercado brasileiro é altamente estratégica. O Brasil ocupa hoje a segunda posição no ranking de turistas internacionais da Região de Coimbra. Esse avanço reflete o crescente interesse dos viajantes brasileiros por turismo de experiências, gastronomia e bem-estar, além do vínculo histórico e acadêmico fortalecido pela presença expressiva de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra”, destacou Jorge Brito, secretário-executivo da CIM-Região de Coimbra.

Atrativos na região de Coimbra

Coimbra é banhada pelo rio Mondego e é um importante centro universitário, sendo a sede da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa. Outros atrativos incluem a Biblioteca Joanina, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Convento de São Francisco, além de experiências gastronômicas e roteiros personalizados.

Monumento a Joaquim António de Aguiar, em Coimbra (Portugal)
Monumento a Joaquim António de Aguiar, em Coimbra (Portugal) - Ticiana Giehl/iStock

Um dos grandes diferenciais da Região de Coimbra é a autenticidade das experiências que oferece. Entre as principais estão as prestigiadas rotas de vinho da Bairrada e do Dão, os castelos e palácios históricos, o vasto patrimônio cultural, as aldeias tradicionais que parecem saídas de contos de fadas.

A gastronomia marcada por sabores genuínos —do leitão à Bairrada aos doces conventuais que preservam séculos de tradição, que garantiu à Coimbra a escolha como região europeia da gastronomia em 2023.

Para quem busca o segmento de luxo, a região reserva experiências exclusivas: jantares privados de alta gastronomia, degustações de vinhos e espumantes premiados, sessões de astroturismo e concertos intimistas de fado e música clássica em cenários de tirar o fôlego.

Estudantes da Universidade de Coimbra com traje acadêmico durante a Queima das Fitas, que marca o marca o fim do ano letivo
Estudantes da Universidade de Coimbra com traje acadêmico durante a Queima das Fitas, que marca o marca o fim do ano letivo - We-Ge/iStock

As belezas naturais também têm papel de destaque. A diversidade geográfica da região reúne praias, serras e complexos termais, ideais para quem deseja aliar descanso e bem-estar. Hotéis boutique cercados por natureza em lugares como Penacova, Pampilhosa da Serra e Serra do Açor vêm atraindo atenção internacional —foi ali, numa pequena aldeia escondida, que a banda Coldplay se hospedou após um show em Portugal.