Brasileiros se inspiram em filmes e séries ao pesquisar hotel, aponta pesquisa

Pesquisa da da plataforma Hoteis.com revela as tendências de viagens para 2026; confira detalhes

10/12/2025 01:15 / Atualizado em 11/12/2025 01:47

O cinema e a televisão sempre tiveram o poder de transportar espectadores para mundos distantes, despertando a curiosidade e o desejo de explorar novos lugares. Muitas vezes, uma paisagem deslumbrante mostrada em um filme ou série se torna o principal motivo para que viajantes escolham determinado destino.

Seja a Paris romântica retratada em clássicos, as praias paradisíacas vistas em novelas ou os cenários exóticos de aventuras cinematográficas, essas imagens criam sonhos que se transformam em itinerários reais.

81% dos viajantes da Geração Z e Millennials planejam suas viagens com base em filmes e séries
81% dos viajantes da Geração Z e Millennials planejam suas viagens com base em filmes e séries - AscentXmedia/iStock

Esse fascínio despertado pelas telonas ou telinhas encontra respaldo nos números. Estima-se que, só nos Estados Unidos, as viagens motivadas por filmes e séries movimentem uma indústria de US$ 8 bilhões até 2026. Esse dado revela como o viajante contemporâneo não se contenta apenas em assistir às histórias, mas deseja mergulhar nos cenários que o encantaram na tela, transformando ficção em experiência real.

Prova disso é que 81% dos turistas da geração Z e dos millennials pretendem planejar suas próximas férias para destinos exibidos em programas de TV e no cinema, segundo dados da pesquisa Unpack ’26, da plataforma Hoteis.com.

Esse fenômeno também deve impactar o comportamento de viagens no Brasil. De acordo com a pesquisa da Hoteis.com, 56% dos viajantes brasileiros disseram que já pesquisaram viagens para um destino que foi cenário de um filme ou série de TV, demonstrando que a conexão emocional com as produções audiovisuais é um forte motor para a escolha do roteiro.

Rota de hotéis ganha força entre viajantes

Os dados da pesquisa Unpack ’26 também apontam que um novo comportamento vem se consolidando no turismo global: reservar mais de um hotel em um mesmo destino. De acordo com o levantamento, 54% dos viajantes ouvidos já adotam essa prática, motivados principalmente pelo desejo de explorar diferentes vizinhanças (50%) ou aproveitar ofertas mais vantajosas (35%).

No Brasil, a tendência é ainda mais evidente. Sete em cada dez viajantes (71%) afirmam que se hospedariam em mais de um hotel durante a mesma viagem. Entre os principais motivos estão a possibilidade de conhecer bairros distintos (50%) e reduzir o tempo de deslocamento entre pontos turísticos (48%). Há também a preferência por variar as características da hospedagem — um hotel com piscina, outro com bar ou spa (55%) —, sempre com o objetivo de ampliar a experiência no destino (54%).

Hotel Clover Patong Phuket, na Tailândia; destino é ideal para quem planeja fazer uma Rota de hotéis
Hotel Clover Patong Phuket, na Tailândia; destino é ideal para quem planeja fazer uma Rota de hotéis - Divulgação/Hoteis.com

Esse movimento é especialmente popular entre a geração Z e os millennials, que enxergam na prática uma forma de unir lazer e negócios. Um em cada quatro viajantes desses dois grupos considera as chamadas viagens bleisure — mistura de compromissos profissionais com momentos de descanso — como oportunidade ideal para alternar estadias e experimentar diferentes estilos de hospedagem.

Experiências em hotéis revitalizados e históricos estão em alta

Outra tendência observada na pesquisa Unpack ’26 é a ascensão das buscas por hotéis que ocupam prédios históricos ou relíquias arquitetônicas transformadas em refúgios únicos. Esse movimento foi batizado de “Viagem ao Passado“.

Nesse quesito, o Sandi Hotel, em Paraty (RJ), se destaca entre os dez hotéis que mais registraram aumento nas buscas na plataforma Hoteis.com, ocupando o terceiro lugar — alta de 72%.

Sandi Hotel ocupa construção histórica em Paraty (RJ)
Sandi Hotel ocupa construção histórica em Paraty (RJ) - Divulgação

O hotel boutique ocupa um casarão do século 18 no centro histórico, que já foi a primeira escola de Paraty e a Casa da Moeda. O imóvel ainda preserva a arquitetura e os elementos decorativos da época e é um dos cartões-postais da cidade.

A lista traz ainda hospedagens em uma antiga prisão na Inglaterra (Bodmin Jail Hotel), um mosteiro no oeste da França (Fontevraud L’Ermitage), uma estação de trem em Nashville (Union Station Nashville Yards) e até um antigo banco em Estocolmo (Suécia).

O levantamento da Hoteis.com ouviu 24 mil viajantes em 18 países, incluindo o Brasil, e antecipa tendências de viagens, revelando as preferências do público para os próximos três anos.

Copacabana Palace, referência na hotelaria mundial

Apesar de não figurar na lista da Hoteis.com, o Copacabana Palace, da rede Belmond, desponta como referência de hotel histórico no Brasil. Inaugurado em 1923, o icônico hotel é considerado um dos marcos arquitetônicos em estilo art déco no país.

Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, inspirado nos palácios da Riviera Francesa, o centenário edifício é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1986, por meio do tombamento realizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Copacabana Palace é um dos hotéis mais famosos do Brasil
Copacabana Palace é um dos hotéis mais famosos do Brasil - Divulgação

Ao longo de sua trajetória, o hotel consolidou-se como ícone da hotelaria de luxo e símbolo cultural do Rio de Janeiro. Por lá, já se hospedaram celebridades como Albert Einstein, Orson Welles, Santos Dumont, Walt Disney, Brigitte Bardot, Tom Cruise, Rolling Stones, Paul McCartney, Madonna e Lady Gaga, além da princesa Diana e da rainha Elizabeth II, que ocuparam suas suítes em diferentes épocas.

O hotel também já serviu de moradia para personalidades brasileiras, como o cantor Jorge Ben Jor e o humorista e apresentador Jô Soares, que viveu no prédio anexo por cerca de dez anos.

O Copacabana Palace também já foi cenário de novelas e filmes, consolidando-se como parte da memória cultural brasileira. Produções televisivas da Rede Globo, como o remake e a versão original de “Vale Tudo” (1988 e 2025), “Pega Pega” (2017) e “A Dona do Pedaço” (2019), tiveram cenas gravadas no hotel.

Nos cinemas, o icônico edifício foi estrela de “Flying Down to Rio” (“Voando para o Rio”, de 1933). O curioso é que nenhuma cena foi gravada no hotel — foi nesse filme que o mundo conheceu a dupla Fred Astaire e Ginger Rogers. Até a banda irlandesa U2 usou a sacada do Copacabana Palace para gravar parte do videoclipe da música “Walk On”, em 2000.

A convite da Hoteis.com, me hospedei por duas noites neste ícone da hotelaria mundial. Conto aqui como foi a experiência.