Brasília encanta o turista por sua singularidade
Quem visita Brasília pela primeira vez estranha a divisão de setores para morar, trabalhar e se divertir, além de nomes e endereços que só existem na capital do país, como Eixão, tesourinha, SQS, SQN…
São essas peculiaridades e a sua arquitetura única que fazem de Brasília uma cidade singular. Fruto de uma determinação constitucional e desejo pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a capital brasiliense celebrou no ano passado seus 54 anos.
O Viagem Livre fez uma seleção de oito lugares que não podem ficar de fora do roteiro de quem vai à Brasília pela primeira vez ou mesmo para aqueles que já conhecem a cidade.
A Torre de TV, com 224 metros de altura, foi projetada por Lucio Costa, que se inspirou na Torre Eiffel de Paris (Foto: Márcio Diniz/Viagem Livre)[/img]
Do alto dos seus 224 metros é possível ver a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, o Estádio Mané Garrincha, entre outros pontos turísticos da capital federal.
Não deixe de visitar também a tradicional feirinha que acontece no entorno da Torre.
Horário de visitação: Segunda, das 14h às 20h, e de terça a domingo, das 8h às 20h (é bom ficar atento ao horário, pois 15 minutos antes de fechar os seguranças não deixam mas ninguém entrar na fila).
Catedral Metropolitana
Projetada por Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Na praça de acesso à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como é chamada oficialmente, estão quatro esculturas em bronze, com 3 metros de altura cada, que representam os evangelistas Marcos, Mateus, Lucas e João. As obras são de Alfredo Ceschiatti, com auxílio de Dante Croce.
A cobertura da nave é composta por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os 16 pilares de concreto. No seu interior, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.
O altar foi doado pelo papa Paulo 6º e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo.
Os painéis que representam a via sacra foram pintados por Di Cavalcanti. Já os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora são de Athos Bulcão.
Horário de visitação: Todos os dias, das 8h às 19h30
Onde: Esplanada dos Ministérios
Site: www.catedral.org.br
Congresso Nacional
Mesmo quem é avesso à política vai se encantar com a beleza arquitetônica da sede do Poder Legislativo. Suas duas torres de 28 andares cada e as cúpulas côncava (Senado) e convexa (Câmara) formam o cartão-postal mais famoso de Brasília.
O Congresso Nacional ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Os outros são o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
As duas Casas possuem obras de arte, mobiliário, peças decorativas trazidas de suas antigas sedes, presentes doados por autoridades em visita oficial, condecorações e moedas comemorativas, entre outros. Fazem parte do acervo, obras de artistas ilustres como Athos Bulcão, Marianne Peretti, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti e Burle Marx.
Horário de visitação: todos os dias, das 9h às 17h. A entrada é pela rampa principal.
Site: www2.congressonacional.leg.br
Palácio Itamaraty
Concreto, vidros, vãos livres, circundado por um espelho d’água repleto de flores, plantas aquáticas e arbustos compõem a sede do Ministério das Relações Exteriores. Os arcos da fachada diferenciam o Palácio Itamaraty dos demais prédios da Esplanada dos Ministérios.
No seu interior obras de artes de renomados artistas como Alfredo Volpi, Portinari, Frans Weissmann, Athos Bulcão, Zélia Salgado, entre outros, podem ser vistas emoldurando o mobiliário histórico.
A escada helicoidal que une o térreo ao segundo andar, concebida por Joaquim Cardozo e Milton Ramos, é um dos destaques do prédio projetado por Niemeyer.
Horário de visitação: Todos os dias, das 9h às 17h. As visitas são guiadas acontecem de hora em hora e são oferecidas em português, francês e inglês. Não é possível fazer o passeio livre. Os visitantes devem permanecer com o grupo e com o guia durante todo o tempo.
Onde: Esplanada dos Ministérios
Tel.: (61) 2030-8051
Site: www.itamaraty.gov.br
Memorial JK
Construído em um dos pontos mais altos de Brasilia, o museu abriga o túmulo de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, sua biblioteca particular e objetos pessoais, que conta toda a história da fundação da nova capital em fotos e vídeos.
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h.
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Onde: Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental, Lado Oeste
Tel.: (61) 3225-9451
Site: www.memorialjk.com.br
Superquadra Sul 308
Considerada a quadra modelo de Brasília, a SQS 308 foi projetada pelo arquiteto Lúcio Costa (que desenhou o Plano Piloto). Nela é possível notar espaços bem definidos com infraestrutura básica para atender seus moradores.
A circulação de pedestres é livre e os grandes espaços verdes dão vida ao concreto. Rem alguns blocos, os pilares são revestidos com os azulejos de Athos Bulcão. Já os jardins foram elaborados por Burle Marx.
Ermida Dom Bosco
O parque ecológico recebe o nome do padre João Belchior Bosco, que, em 1883, sonhou com a “terra prometida” entre os paralelos 15º e 20º, exatamente onde foi construída Brasília. Do mirante, é possível ter uma bela vista de Brasília e do lago Paranoá e ainda apreciar o pôr do sol.
Por possuir um amplo espaço verde, o local é muito utilizado pelos brasilienses para piqueniques.
Onde: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, próximo à barragem do lago Paranoá
Tel.: (61) 3367-4505/2000
Pontão do Lago Sul
Cercado por muito verde, o complexo reúne bares, restaurantes e equipamentos de lazer com vista para o lago Paranoá. O local também proporciona uma bela vista do pôr do sol. Aos finais de semana o Pontão atrai centenas de pessoas.
Horário: segunda a domingo, das 7h a 0h.
Onde: SHIS Ql 10, Lote 1/30, lago Sul
Tel.: (61) 3364-0580
Site: www.pontao.com.br
A mais nova atração turística da capital federal, a Torre de TV Digital, está fechada à visitação, por isso não está na lista.
O jornalista viajou à convite do MTur (Ministério do Turismo)