Bumba meu boi do Maranhão pode se tornar Patrimônio da Humanidade
Candidatura elaborada pelo Iphan será avaliada pela Unesco entre os dias 10 e 12 de dezembro
O Bumba Meu Boi do Maranhão pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A candidatura será analisada pela Unesco nos próximos dias 10 a 12 de dezembro, durante a 14º reunião do Comitê Intergovernamental, que será realizado em Bogotá, na Colômbia.
Reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o bumba meu boi realizado no Maranhão é considerado um “Complexo Cultural” por congregar diversos bens culturais associados em uma manifestação.
Em termos de expressão popular, o Bumba Meu Boi possui performances dramáticas, musicais e coreográficas, no plano material, podem ser apreciados o artesanato das indumentárias, os bordados feitos no couro do boi, os instrumentos musicais que são confeccionados artesanalmente.
- 5 curiosidades sobre a Turquia que vão te mostrar o quão incrível é uma viagem para lá
- 10 dias em Cuba: roteiro imperdível com o que você não pode deixar de conhecer
- Machu Picchu: 5 super motivos para colocar a cidade perdida dos Incas na sua lista de viagens
- 7 destinos no Brasil para aproveitar o calor em setembro
Se ganhar o título, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi será o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).