Caminho da Fé pelo olhar de um fotógrafo viajante
O Caminho da Fé não é apenas uma rota física, mas também uma jornada de fé e reflexão
Inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é uma das rotas de peregrinação mais emblemáticas do Brasil. Criado em 2003, o trajeto corta a região da serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, ligando diversas cidades até o Santuário Nacional de Aparecida.

Com mais mais de 320 km de estradas de terra, trilhas e serras, o percurso atrai tanto peregrinos em busca de espiritualidade quanto viajantes interessados em natureza, cultura e superação pessoal. Ao longo do caminho, igrejas centenárias, paisagens montanhosas e a hospitalidade dos moradores tornam a experiência única e transformadora.

O Caminho da Fé não é apenas uma rota física, mas também uma jornada de fé e reflexão, onde os peregrinos podem se conectar com a natureza e consigo mesmos. Um trajeto ecumênico, um caminho da paz.
Retratos do Caminho da Fé: a jornada de um fotógrafo viajante
São milhares de turistas por ano, de bike, a pé, de moto, não importa como, o caminho é transformador. O mais clássico é caminhando, em média 10 dias. De bicicleta cerca de 5 dias. E foi esse formato de bike que o Fotógrafo Viajante escolheu pra percorrer e vivenciar essa rota, a partir de Águas da Prata,

Junto com a equipe da Bike Fly, o objetivo era fazer um documentário por dia, isso mesmo, algo completo, captando toda essência de uma viagem única!
O caminho da fé é famoso pelas subidas, que são geralmente nomeadas! Serra do Caçador, serra da Luminosa, Serra dos Limas. A cada curva um novo desafio. São mais de 9 mil metros de altimetria acumulada! Haja preparo físico e mental, e claro, muita fé!

Diego Sanches, com mais de 10 anos de criação de conteúdo sobre viagens, se surpreendeu com a beleza local e o potencial de alavancar ainda mais o turismo. São muitas comunidades que dependem do caminho para a economia. O que incentivou ainda mais o lançamento do documentário, um verdadeiro diário de viagem, mostrando tudo sobre a rota.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/06/5o-dia-frame-910x512.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/06/dscf1836-2-675x1200.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/06/dscf1835-2-800x1200.jpg)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/06/gpds0219-675x1200.jpg)
Com uma câmera no bolso, percorreu os mais de 320km mostrando um pouco da energia do lugar e de todos que ali estavam. Como sempre tem que ter um toque diferente, no último dia muita chuva e frio celebraram a vitória de finalizar o caminho.
“A sensação é indescritível, o caminho é inefável. Se querem conhecer todos os detalhes, assistam os documentários no canal do YouTube. No Instagram possui resumos diários também”, conta o Fotógrafo Viajante.