Campos do Jordão ganha maior museu de carros antigos da América Latina
Cercado por uma floresta de araucárias, o museu está localizado em uma das regiões mais belas da cidade
Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, vai ganhar um mega museu de carros antigos e clássicos. O Carde (Carros, Arte, Design e Educação) contará com 100 veículos expostos rotativamente, de um acervo de mais de 500 automóveis raros e históricos. A inauguração está prevista para 28 de novembro.
O museu, o maior do gênero da América Latina, fica no meio de uma floresta preservada de araucárias, em um prédio de 6 mil m², localizado no bairro Alto da Boa Vista, a 10 minutos do centro de Campos do Jordão.
A proposta do Carde é contar a história do Brasil por meio do automóvel. O pertence à Fundação Lia Maria Aguiar, com coleções de Lia Maria Aguiar, Luiz Harunari Goshima e Luiz da Silva Goshima.
- Distimia: conheça os sinais desse transtorno mental que afeta milhões de brasileiros
- Curso gratuito de tecnologia para mulheres abre vagas em SP
- Dubai: um guia incrível para quem é apaixonado por doces
- 5 sintomas de deficiência de vitamina D que você não deve ignorar
Acervo do museu de carros antigos de Campos do Jordão
Os veículos serão expostos rotativamente e revisitarão fatos históricos do Brasil do século 20, em salas divididas conforme as décadas.
Entre carros que estarão expostos no Carde estão o Gurgel Itaipu (primeiro carro elétrico produzido em série na América Latina), Willys Interlagos (esportivo batizado em homenagem ao autódromo paulista) e Rural Willys com pintura “saia e blusa”, tendência que era sinônimo de modernidade na década de 1950.
Há também raridades como Isotta Fraschini 8A Cabriolet D’Orsay, Cord 812 Supercharger Sedan, BMW 327 Cabriolet, KDF Kubelwagen, Volkswagen Type 14A Hebmuller e Rolls-Royce 20 HP.
O museu terá espaço para carros esportivos desejados, como Ferrari F50, McLaren Senna GTR XP, BMW M3, Mercedes-Benz 190E, Honda NSX, Lamborghini Diablo, Porsche 911 Turbo e Jaguar XJ220, além de um dos mais antigos do mundo, o De Dion Bouton 1902.
Além dos carros antigos e históricos, o Carde também contempla obras de artes de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas Frans Krajcberg, Vik Muniz, entre outros, como quadros, gravuras, joias e esculturas.
Museu Carde
Onde: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão (SP)
Horário: quinta a segunda
Ingressos: R$ 120,00 (promocional de inauguração)
Informações: www.carde.org ou (12) 3512-3547