Canadá: o outro lado de Vancouver que ninguém conta
Vancouver, Columbia Britânica, é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros no Canadá. Antro estudantil, a cidade fica no que é, na minha opinião, a região mais bonita do país.
Por ser cercada por montanhas, mar e todo tipo de natureza, o lugar é ideal para os amantes do esporte ao ar livre, como escalada, trilha, snowboard, entre outros.
Depois de quase um ano morando na cidade, decidi escrever um post. Infelizmente, reparei que na internet existem poucas informações que não estejam relacionadas às escolas de intercâmbio que atuam lá. Posts pagos mesmo, sabe? Daqueles bem jabá, que só conta as coisas boas da cidade, como se fosse uma maravilha sem fim.
Então, sem rabo preso, esse post vai mandar a real sobre a cidade, que tem muita coisa boa, mas muita coisa ruim também.
Aluguel absurdo
A primeira coisa que você precisa saber antes de mudar para Van é que a cidade é cara. Principalmente o aluguel. O que dizem é que, nos anos 90, muitos milionários chineses compraram imóveis lá e foram aumentando o preço do aluguel gradativamente.
Hoje em dia, se você quiser morar em um bairro bem localizado da cidade, vai ter que desembolsar pelo menos CAD 2.500,00 por mês (quase R$ 6,5 mil).
Esse valor é absurdo até para quem é canadense. Muitas pessoas lá precisam de dois empregos para se manter, já que o aluguel consome boa parte da renda.
Entre os bairros mais caros estão: West End, Downtown, Kitslano, Gastown, North Van, entre outros.
Natureza
Sem dúvidas é a maior vantagem de Vancouver. Para nós pode parecer meio estranho, pois o Brasil inteiro está rodeado de fauna e flora de todos os tipos. Mas no Canadá é diferente. Embora seja enorme, o país é uma imensidão plana com algumas exceções em Ontário e Quebec.
Vancouver é a única cidade grande com natureza selvagem bem próxima, até possível de ser visitada através do transporte público. Além de ser perto, as opções são inúmeras. Tão grandes que não cabe neste post.
O único problema é que, como chove na cidade quase o ano inteiro, as atividades outdoor ficam limitadas ao verão, principalmente.
Drogas e a “cracolândia”
Vancouver tem uma política que, ao meu ponto de vista, é bem contraditória em relação às drogas. Embora o uso da maconha seja descriminalizado, se você andar com uma lata de cerveja aberta na rua a polícia iria te encher o saco.
A impressão que eu tenho é que eles querem ser tão liberais e cabeça aberta que acabam exagerando.
Existe um lugar que é a cracolândia de Vancouver, chamado East Hastings. Lá pessoas ficam se injetando, fumando crack e coisas até pior no meio da rua, a apenas DUAS ruas de um dos lugares mais nobre da cidade, Gastown. Se você já passou pela cracolândia em SP, East Hastings não fica nada atrás. Barracas, lixo, brigas, overdoses e até mortes acontecem no local em plena luz do dia.
A questão é que esse lugar não fica em um bairro barra pesada, muito pelo contrário. Gastown é onde a maioria dos Pubs, baladas e cafés estão localizados. Então você, querendo ou não, vai passar por East Hastings.
Isso provavelmente sua escola de intercâmbio não vai te dizer.
Para saber sobre empregos, a relação dos brasileiros na cidade e outras coisas é só acessar o guia completo no post original clicando aqui,