Capitólio e Serra da Canastra são destinos perfeitos para ecoturismo
Região oferece passeios de barcos, trekkings e paisagens de tirar o fôlego
O mar de Minas Gerais é formado por águas esverdeadas do lago da represa de Furnas. Um dos destinos de ecoturismo que mais se destaca atualmente no Brasil é o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Capitólio (MG). A região é formada por cânions e centenas de cachoeiras, lagos e trilhas.
Para quem quer descanso, romantismo ou aventura este é o lugar perfeito. Nesse último caso, certamente, será uma viagem que ficará marcada, especialmente se estiver disposto a viajar de moto e garantir belas paisagens no caminho. Capacete fechado, luvas, jaqueta e documentação em dia é simplesmente indispensável para uma viagem tranquila.
Além disso, com tanta água, é essencial fazer os passeios típicos de balneário, como os de escuna, lanchas e chalanas. O passeio pelo lago da Usina Hidrelétrica de Furnas é um dos mais procurados. Ele abrange 34 municípios e é um dos maiores do mundo, com 1.440 km². Ao longo do passeio, há cânions de 20 metros de altura, cachoeiras e piscinas naturais.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
Também existem ainda opções de aventura como os trekkings pelos rios e trilhas, que são passeios sempre monitorados. Outros locais de visita obrigatórios são a cachoeira Lagoa Azul, os cânions Diquada e Diquadinha, a Gruta do Tucano, as quedas do Grito e do Poço Dourado e o Parque Ecológico Cascata, que tem trilhas, cachoeiras e infraestrutura com bar e banheiros. Vale destacar que todos os roteiros devem ser agendados e são monitorados.
Para apreciar o visual do alto, subir até o Morro do Chapéu é imprescindível. A 1.293 metros de altitude e com espécies de flores silvestres, nascentes e cachoeiras, está uma vista privilegiada do lago de Furnas e seus cânions. Lá do alto, avista-se ainda as cidades de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra.
A região também é bem servida de restaurantes que apresentam peixes de água doce, como tilápias e traíras entre suas especialidades. O frango caipira da região também é bastante conhecido e tradicional entre os turistas.
Para ficar bem em Capitólio e se divertir sem problemas, é essencial levar repelente de insetos, protetor solar, chapéu, roupas de banho, conjunto esportivo, chinelos e um par de calçados para andar nas cachoeiras e trilhas. A última dica é levar um boa câmera fotográfica e registrar todos os momentos que certamente serão inesquecíveis.
Uma curiosidade muito bacana é que o lago de Furnas é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Quem disse que Minas não tem mar?