Carnaval em SP: dicas de consumo para diferentes perfis de foliões
Dos blocos de rua ao sofá de casa, saiba como aproveitar o melhor de cada ocasião
Os blocos de rua abrem a programação do Carnaval e concentram a maior parte do público nas cidades que mantêm desfiles gratuitos. Fantasias, trios elétricos e comércio ambulante marcam a ocupação de avenidas e áreas centrais durante o período.
Parte dos foliões, porém, opta por programações fora da rua. Entre as alternativas mais comuns estão encontros em casa, churrascos em família e consumo de conteúdos de entretenimento durante o feriado prolongado.

O contraste entre os dois formatos evidencia a diversidade de hábitos no período. Com foco nesses diferentes perfis, a Catraca Livre pediu para o pessoal da Academia da Cerveja, plataforma de formação da Ambev, dicas de consumo para quem pretende participar de blocos e para quem deve permanecer em ambientes privados.
Vai para o bloco? A dica é equilíbrio para curtir até o fim
Para curtir a festa por mais tempo e manter a diversão até o fim, a dica começa no pré-festa: dormir bem. Já no bloco, se alimentar e manter a hidratação em dia é fundamental, com ou sem o consumo de bebidas alcoólicas. Não espere a sede aparecer, a dica é alternar cerveja com água ou apostar na chamada “zebra”, intercalando uma cerveja com álcool e outra sem.
Hoje, o mercado oferece diversos rótulos sem álcool que são ótimas opções para os dias de folia. A nova Skol Zero Zero é um destaque, com 12 calorias, zero álcool e zero açúcar, mas rótulos como Brahma zero, Corana Cero e Budweiser zero também podem ser aliados para manter o ritmo nos blocos e aproveitar o Carnaval com mais equilíbrio.
Em casa também é diversão garantida
O Carnaval é uma festa que se adapta a diferentes jeitos de celebrar. Se a sua folia acontece em casa, com amigos e família reunidos para um churrasco à tarde, uma festa na piscina ou até um encontro mais tranquilo, a principal dica é aproveitar sem pressa.
Além da moderação e da hidratação, vale preparar o ambiente para entrar no clima, escolhendo uma decoração que combine com a ocasião, montando a trilha sonora com suas músicas favoritas e caprichando na alimentação. Além disso, é possível selecionar rótulos que combinam perfeitamente com o momento.
Gastronomia pode e deve fazer parte da folia
Um jantar a dois ou uma reunião mais intimista também podem fazer parte da celebração carnavalesca. Para quem não se identifica com as festas mais intensas, apreciar um bom prato é uma forma deliciosa de entrar no clima, ainda mais quando a experiência é acompanhada pela cerveja certa, que funciona como o elo perfeito com o espírito do Carnaval.
Para quem busca harmonizações simples e certeiras, a dica é apostar em combinações clássicas: peixes e carnes brancas vão muito bem com cervejas mais leves e refrescantes; carnes vermelhas harmonizam com rótulos mais encorpados; já a carne suína combina com estilos equilibrados, que realçam os sabores sem sobrepor o prato.