Casal brasileiro viaja o mundo renovando votos matrimoniais

Casar ou viajar pelo mundo? O casal mineiro Gisele Rocha, de 28 anos, e Adriano Castro, de 31, usou a criatividade para conseguir realizar os dois desejos. Unidos pelo prazer de desbravar lugares desconhecidos, eles se tornaram nômades digitais e hoje conciliam trabalhos remotos e viagens.

Gisele e Adriano durante cerimônia em Krabi, na Tailândia

Junto há um ano e meio, o casal visitou 14 países, nos quais buscou fugir dos lugares mais turísticos a fim de conseguir uma experiência cultural mais genuína. Nessas viagens, Adriano e Gisele puderam observar as mais variadas formas de expressão do amor e assim decidiram abdicar de uma cerimônia tradicional para celebrar a união da maneira que melhor lhes representasse: durante as próprias viagens, seguindo as tradições locais.

Orçamento restrito

Para manter-se na estrada sem um salário fixo, os mineiros precisam controlar os gastos e evitar extravagâncias. O que poderia ser um empecilho tornou a experiência dos dois ainda mais enriquecedora.

Gisele e Adriano em Vilnius, capital da Lituânia

Nas quatro celebrações que fizeram até agora, Gisele e Adriano contaram com a ajuda de moradores locais. No primeiro evento, realizada em Vilnius, capital da Lituânia, um casal de amigos dos noivos se encarregou de organizar a cerimônia, providenciar as roupas e fazer a sessão de fotos.

Para a renovação de votos feita no Vietnã, foi a recepcionista do hotel quem cuidou do penteado de Gisele sem cobrar nada por isso. Já na Tailândia, eles mesmos se incumbiram da tarefa de marcar o horário para a bênção do monge budista e aproveitaram para fazer o próprio ensaio, com o auxílio de um tripé para a câmera.

Em agosto, Adriano e Gisele estiveram nas Bahamas, onde fizeram uma sessão de fotos com a temática Junkanoo, uma festa tradicional do país. Os acessórios foram emprestados por um artista bahamense.

O casal durante sessão de fotos com a temática Junkanoo, uma festa tradicional nas Bahamas
Créditos: Felipe Monteiro Vazami
O casal durante sessão de fotos com a temática Junkanoo, uma festa tradicional nas Bahamas

Os viajantes contam que sempre foram muito bem recebidos e que durante os ensaios fotográficos costumam ser abordados pelas pessoas, sempre com palavras de incentivo, sorrisos e demonstrações de afeto. “Nos sentimos muito acolhidos pelos nativos, mesmo não nos conhecendo. Sabemos que nossa retribuição é a de valorizar sua cultura, fazendo das cerimônias uma grande experiência de troca, onde todos saem felizes”.

Enriquecimento cultural

Gisele e Adriano durante cerimônia de casamento no Vietnã

O casal afirma que o dinheiro que seria gasto em apenas uma noite, no caso de uma cerimônia convencional, está se multiplicando em novas experiências: “Em vez de trajes caríssimos, vestimos roupas emprestadas pelos moradores locais ou compradas em tendas; não há bufê, o nosso banquete é com comidas típicas em barraquinhas de rua. Aprendemos com essas experiências que os grandes momentos não dependem de cifrões, mas do amor que colocamos em todas as coisas que planejamos juntos”.

Atualmente, Adriano e Gisele estão viajando pelos Estados Unidos de carro enquanto trabalham remotamente. O itinerário começou na Flórida, em maio, e será concluído na Califórnia, em novembro.

Para acompanhar a trajetória do casal, é só acessar o site Viajei Bonito ou segui-los no Instagram e no Facebook. Eles também mantêm um canal no YouTube.