Casal ‘descobre’ encantos da própria cidade após volta ao mundo

Percorrer diferentes caminhos. Foi este o desejo que levou a contadora Amanda Vidal, 25 anos, e o jornalista Rafael Coelho, 29 anos, a largarem tudo para darem uma volta ao mundo. O casal vendeu o pequeno apartamento onde morava, liquidou o carrinho velho e pediram demissão dos empregos.

Nascidos e criados em Guapimirim, na  Serra Verde Imperial, no Rio de Janeiro, eles viviam há quase uma década em Niterói. Voltar para a pacata cidade natal não estava nos planos do casal. Mas, assim como acontecia durante a longa jornada, a vida surpreendeu os viajantes no retorno ao Brasil.

Amanda Vidal e Rafael Coelho na cachoeira da Barreira, em Guapimirim (RJ)

A casa que compraram em Guapi –carinhosamente como é chamada a cidade– serviria apenas de base para um possível período de readaptação. Algo que jamais aconteceu. Rafael conta que a nova vida tem se dado naturalmente. “Chegamos em dezembro de 2014, matamos a saudade de todos e começamos a desbravar o lugar onde nascemos e passamos a maior parte de nossas vidas.

Como uma continuação da viagem. Algo tão especial que não nos permitiu sentir nostalgia ou ficar triste pelo fim de algo tão incrível como uma volta ao mundo”, revela o jornalista, que chegou a negar boas ofertas de emprego em sua área de atuação.

Boto-cinza na baía de Guanabara, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim

A escolha tem dois motivos: além de optar por uma rotina de vida mais tranquila, o casal decidiu compartilhar com o mundo o conhecimento que estão adquirindo sobre sua cidade natal. Após seis meses conhecendo novas pessoas, lugares e sabores (agora sem sair de casa), eles fizeram um mapeamento inédito das atrações locais e suas histórias.

Trilha imperial reconta a história do Caminho do Ouro

O trabalhou resultou na primeira agência de turismo receptivo do município: a GuapimirimTur, que tem como um dos objetivos colocar a cidade no circuito turístico da região Serra Verde Imperial.

Amanda revela que os 383 dias de aventura foram determinantes para o novo projeto de vida deles. “Percebemos que a nossa cidade era muito mais interessante do que vários destinos já consagrados, que conseguem até viver exclusivamente do turismo. Mas não chegamos a definir nada na estrada. A ideia só fluiu mesmo quando chegamos aqui”, diz a contadora que, mantendo o estilo pé no chão, já voltou ao mercado de trabalho.

“Eu precisava aprender mais, até mesmo para ajudá-lo com as finanças da agência. Como estamos começando, preferi garantir o presente enquanto o Rafael luta pelo nosso futuro”, diz Amanda.

Museu Von Martius, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro

Localizada entre a serra (dos Órgãos) e o mar, Guapimirim (a 80 km do Rio de Janeiro) é repleta de atrações interessantes, como montanhismo, rapel, trilhas, caminhadas, cachoeiras, produção de cachaça e cervejas artesanais, produção orgânica, cafezal, pescaria, passeio de jeep, cavalgada, sítios arqueológicos e a incrível observação de golfinhos –um passeio de barco pelo Pantanal Fluminense que leva os participantes até os resistentes botos-cinza que habitam a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim na tentativa de sobreviverem à poluição da Baía de Guanabara.

No site visiteguapimirim.com  é possível obter mais informações, fotos e vídeos sobre as atrações da cidade.