Casal gaúcho percorrerá América do Sul de carro popular

Um casal de contadores de histórias viajando de Sandero pela América

O casal gaúcho Carina Furlanetto e João Paulo Mileski, 31 anos, vão percorrer América do Sul de carro popular. Eles pretendem passar por pelo menos 10 países escrevendo crônicas sobre a ‘road trip’.

A expedição, batizada de “Crônicas na Bagagem”, começa no próximo dia 18 a bordo de um Renault Sandero 2014 1.0.

Pedro Eduardo Strada/Divulgação
Créditos: Pedro Eduardo Strada/Divulgação
Pedro Eduardo Strada/Divulgação

“Amamos escrever e conhecer novos lugares, pessoas e culturas. Unir estas paixões é um desejo antigo em comum. Decidimos parar de esperar o momento e as condições ideais e finalmente viver os nossos sonhos, com aquilo que temos, da forma que podemos”, conta Mileski

O marco inicial será Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, local onde moram, com destino a Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Depois, eles subirão até o norte da América do Sul, para na sequência ingressar no Brasil com outro desafio, o de passar por todas as 27 unidades federativas do país. A estimativa é que o percurso seja concluído em até dois anos.

Preparação

O carro também fará as vezes de lar para Carina e João Paulo
Créditos: edro Eduardo Strada/Divulgação
O carro também fará as vezes de lar para Carina e João Paulo

Para concretizar e viabilizar o projeto, o casal interrompeu os estudos –Carina cursava psicologia, e Mileski, filosofia– alugou o apartamento que morava e vendeu livros, louças, bicicletas, roupas, decoração e tudo o que não seria útil na expedição.

“Na verdade, estamos dispostos a gastar todas as nossas economias nessa viagem. Não foi uma decisão fácil decidirmos ir adiante com esse propósito, mas a vida está acontecendo agora e acreditamos que um sonho começa a se realizar quando nos permitimos vivê-lo”, diz Carina.

Inicialmente, o casal estudou o melhor carro para realizar a expedição, e flertou com a compra de uma Kombi, veículo mais usado por viajantes que decidem viver um tempo na estrada.

Mas os gastos com manutenção e combustível acabaram influenciando na decisão de utilizar o carro de passeio.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Crônicas na Bagagem (@cronicasnabagagem) em

“Temos consciência de que talvez não seja o que se convenciona como ideal para uma viagem dessa proporção, não são poucos os que nos chamam de malucos. Mas já há algum tempo estamos acompanhando viajantes que estão explorando o mundo de bicicleta, fusca e até Fiat 147”, ressalta Mileski.

Na volta, eles pretendem escrever um livro com as principais crônicas do projeto. A ideia do casal, também, é produzir conteúdo todos os dias, no Facebook e Instagram e no site www.cronicasnabagagem.com.