Český Krumlov, patrimônio da humanidade na República Tcheca
Český Krumlov eu consideraria como uma daquelas gratas surpresas que só podem acontecer com quem tem a coragem de colocar uma mochila nas costas e desbravar o mundo de peito aberto ao novo, pois foi exatamente assim que conheci essa cidadezinha ao sul da República Tcheca durante minha passagem pela capital Praga, no último mochilão que tive a oportunidade de fazer, que teve como destino o famoso (e belo) Leste Europeu.
Localizada há exatos 190 km da capital e considerada pela Unesco um Patrimônio da Humanidade que, em seu site, faz questão de dizer: “Český Krumlov é um excelente exemplo de cidade pequena medieval da Europa Central, cuja herança arquitetônica permaneceu intacta graças à sua evolução calma ao longo de mais de cinco séculos”.
A cidade com pouco mais de 15mil habitantes, tem seu primeiro registro documentado com data em 1253 e abriga o segundo maior castelo da República Tcheca, perdendo apenas para o complexo do castelo Hradcany da capital Praga.
- Como controlar o açúcar no sangue com chás naturais
- Quase 19% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes
- Estudos fazem alerta contra utensílios de cozinha feitos de plástico preto
- Estudo aponta traços de personalidade que influenciam o risco de demência
As peculiaridades do local fazem com que a pequena cidade torne-se um atrativo a cada esquina. Seja nas suas ruelas e diversas entradas, no charme de poder dar uma volta completa ao redor da cidade de caiaque ou então, pelos fofos (?) ursos de estimação do castelo, que além de serem uma atração turística a parte, preservam a história de que antigamente, eram nada mais nada menos, do que os “cães de guarda” do castelo.
Quando eu digo que a cidade é muito pequena, vocês podem acreditar. Um passeio turístico por lá não leva mais do que um dia, e como a maioria dos visitantes, você pode fazer em apenas um dia chegando de ônibus bem cedo da capital Praga e saindo ao pôr do sol (que por lá, é um espetáculo à parte). Imagine só a vista do castelo com a cidade toda iluminada, seus bares à beira do rio (com cervejas à €1) e a animação que toma conta da praça central nas noites dos finais de semana.
Ir de ônibus é uma opção bem tranquila e a viagem leva aproximadamente de 3h sem precisar de troca no caminho, custando apenas € 7,50 o trecho, com ônibus saindo de hora em hora de Praga.
Dica: Reserve pela internet com antecedência para não correr o risco de ficar sem lugar no ônibus. Os horários de maior procura são os que saem de Praga às 8 e voltam às 17h.
Já para quem está fazendo uma viagem de carro pelo Leste Europeu, você economiza em torno de 45 minutos de viagem e poderá ser deixado bem pertinho do centro da histórico. Vários hotéis em Praga oferecem o tour por Krumlov em carro particular, vale a pesquisa.
Relato por João Marcos