Chapada dos Veadeiros tem pousada exclusiva para mulheres e LGBTQI+
A proposta da A Casa Delas é oferecer uma hospedaria coletiva, simples, aconchegante e econômica
A Chapada dos Veadeiros ganhou recentemente a primeira hospedaria feminista exclusivamente mulheres e o público LGBTQI+.
Inaugurada em julho, A Casa Delas fica na cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO), porta de entrada Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e oferece experiência de coletividade, trocas e acolhimento com preços economicamente mais viáveis.
A iniciativa da pousada é das amigas Milka Fonseca, Priscila Marília Martins e Melissa Maurer, que se juntaram pelo desejo e necessidade de oferecer uma oportunidade para que mulheres e LGBTQI+ possam desfrutar da hospedagem de forma mais afetiva, sem que constrangimentos, assédios ou outros tipos de violência ocorram por parte da direção da hospedagem.
Segundo as sócias, A Casa Delas fomenta uma visão antimachista, antirracista, antilgbtfóbica e mais afetiva.
“Como heterofobia e racismo reverso não existem, lembramos àqueles que se sentirem excluídos da proposta que a realidade destes grupos é cotidianamente hostil pelo mundo. Não existem países que condenem pessoas à morte por sua heterossexualidade”, diz Priscila, que também é pesquisadora e mestra em Direitos Humanos pela UFG (Universidade Federal de Goiás).
Ainda segundo Priscila, as reações já observadas nas redes sociais são previstas no atual contexto, e dizem muito sobre a necessidade de espaços que recebam pessoas em contexto de vulnerabilidade social.
“É preciso que fique claro que não odiamos homens héteros. Eu até tenho amigos que são”, comenta rindo. “O fato é que todos os outros lugares os recebem lindamente. E queremos que mulheres e LGBTQI+ também sejam recebidos assim em nossa hospedaria”.
A Casa Delas possui um quarto triplo (com sacada), dois quartos com cama de casal e um quarto coletivo, com duas beliches. São dois banheiros no espaço interno para uso da coletividade, além de sala de estar, sala de leitura, cozinha, lavanderia, área de churrasqueira, fogueira e ducha (com banheiro externo independente).
Todos os quartos levam nomes de pessoas que lutaram ou lutam pela equidade de gênero e ou liberdade de orientação sexual. As diárias custam a partir de R$ 62.
Informações e reservas: (62) 99619-8103/ (62) 99647-5835 ou [email protected].