Chile: 12 lugares para conhecer no Deserto do Atacama
Lagoas, montanhas e paisagens de tirar o folego; confira as dicas
São tantas opções de lugares para conhecer no Atacama, que se torna muito mais fácil agradar a todos os gostos e bolsos. Muito se fala do quanto esse é um destino incrível e especial, mas você consegue entender o motivo? Vem descobrir com a gente!
O que surpreende e cativa tanto os viajantes, nesses lugares para visitar no Atacama é o fato de que os passeios vão muito além de idas a pontos turísticos monótonos, onde você acha legal, tira uma foto sorrindo, posta e vai embora, sabe?!
Prepare-se para conhecer paisagens naturais de tirar o fôlego, viver momentos únicos e ter experiências inesquecíveis. Não é à toa que todos os turistas costumam voltar a esse destino pelo menos uma segunda vez, as memórias criadas ali são verdadeiras joias preciosas para a alma de um verdadeiro viajante.
Organizamos uma lista bem coringa com todos os melhores lugares para conhecer no Atacama. Para te facilitar, separamos os atrativos em grupos, assim você pode ir direto ao que mais te interessa. No entanto, se você ainda não definiu o seu roteiro completo de viagem, vale a pena conferir as 12 opções.
Lugares para conhecer no Atacama: principais lagoas
O que não deixar de ver no Atacama? Definitivamente, você não pode viajar para lá e ir embora sem conhecer as famosas “lagunas”! Elas são alguns dos principais cartões postais da região e fazem jus a toda a fama que recebem, por terem uma beleza que parece desenhada à mão.
1. Lagunas Altiplânicas
Antes de tudo, você precisa saber que as lagunas altiplânicas, Miscanti e Miniques, ficam em uma região mais isolada do Deserto, por isso é fundamental ir (de carro!) até lá com um guia. Mas atenção, no inverno, quando tem muita neve, as estradas fecham e esse, dentre outros passeios, se torna inviável.
Agora que você já sabe como fazer para chegar em um dos principais lugares para conhecer no Atacama, o que resta a fazer é aproveitar a vista desse lugar que é de suspirar alto. O fato de sofrer mínima ação humana, faz com que a beleza das lagunas e da paisagem ao redor seja ainda mais impressionante.
Infelizmente, não é possível mergulhar nas lagunas, mas você pode tirar muitas fotos e talvez até conseguir um click com espelho d’água, dependendo da velocidade do vento. Aproveite também para registrar o cenário com as imponentes montanhas da Cordilheira dos Andes ao fundo.
2. Lagunas Escondidas de Baltinache
A variação de tons de azul na cor da água das lagunas de Baltinache formam um visual paradisíaco em meio ao Deserto, o que faz essa ser uma parada quase obrigatória dos melhores lugares para conhecer no Atacama.
Além da beleza única e grandiosa do local, as águas são também salgadas! É isso mesmo! As lagoas não têm água doce, na verdade elas tem uma quantidade tão grande de sal, que impede que você afunde. Inclusive, os visitantes conseguem flutuar sem precisar equilibrar ou algo do tipo.
A boa notícia é que lá é permitido tomar banho nas lagunas, porém é preciso de coragem para encarar a baixa temperatura das águas, viu?! No entanto, caso você não pretenda mergulhar, ainda assim vale muito a pena ir até lá, admirar a beleza natural do lugar e claro, tirar muitas fotos.
03. Laguna Cejar
A Laguna Cejar é um dos mais bonitos lugares para conhecer no Atacama, com uma água salgada e bem azul cristalina, do mesmo jeito que as lagunas escondidas na região de Baltinache. O mesmo fenômeno de flutuação acontece também nessa lagoa, devido a alta concentração de sal.
Há alguns anos a Laguna Cejar está interditada para banho, porém dá para ver ela de perto, passando por uma passarela. Ao lado, a Laguna Piedra está liberada para banho, mas lá é onde você consegue mergulhar e experimentar a sensação de não afundar (nem se tentar).
A vantagem de incluir esse atrativo no seu roteiro é que tem uma altitude menor e uma estrutura excelente por ali. Os visitantes tem à disposição: banheiros, duchas (quentes!) e até vestiário. Além de todo esse conforto e da beleza indiscutível das lagoas, o ambiente tem um visual fantático, que conta com as montanhas da Cordilheira dos Andes no horizonte.
Lugares para conhecer no Atacama: experiências únicas
Visitar os principais pontos turísticos Atacama é uma programação completa e interessante por si só. Parar um pouco e apreciar as paisagens únicas de cada cantinho do deserto já é uma coisa que faz valer a viagem, mas melhor ainda é optar pelo turismo de experiência. Se você não sabe a resposta para: O que fazer de diferente no Atacama? Continue a leitura, que já vai descobrir!
4. Geysers Del Tatio
Um dos melhores lugares para conhecer no Atacama é o parque onde ficam os Geysers Del Tatio, que proporcionam uma experiência realmente única e inesquecível aos visitantes. Assim como outros pontos do Deserto, nesse parque você consegue ter uma vista muito bonita das montanhas, que mesmo de longe se mostram grandiosas.
Observar a atividade dos geysers é muito interessante, afinal estamos falando de uma expulsão intensa de vapor e água, ambos em altíssima temperatura, alcançando até 50 m de altura. Um verdadeiro espetáculo! Isso ocorre graças a combinação de água de degelo e magma, que saem juntos do solo, formando um visual impressionante e expondo a beleza e a força da natureza ali.
O interessante é que mesmo com todo esse forte calor presente nas superfícies dos geysers, as temperaturas na região são bem baixas e o ar é muito gelado, então não deixe de usar roupas bem quentinhas.
5. Termas de Puritama
Não tem nada mais relaxante e aconchegante do que tomar um banho quentinho em águas termais, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível, porque nem só de mergulhos gelados, em lagoas salgadas, vive o turista no Chile.
Se você pretende ter uma experiência como essa, não dá para deixar de incluir as Termas de Puritama na sua lista de lugares para conhecer no Atacama, mesmo que talvez você ainda não saiba onde ficar no Atacama. Sabe aquela pausa para desacelerar durante a viagem? Separar um tempinho para passar lá vai fazer toda a diferença!
As fontes termais naturais de águas medicinais são as mais procuradas pelos turistas, que querem se aquecer um pouquinho se beneficiar das propriedades benéficas para a pele, que essas águas oferecem. Esse lugar é perfeito para você dar aquela renovada nas suas energias!
Lugares para conhecer no Atacama: pontos turísticos
Ao procurar por: Atacama lugares turísticos, certamente você vai encontrar essas opções que trouxemos a seguir. Mas o grande diferencial é que esses atrativos são tão impressionantes, que surpreendem até mesmo os viajantes menos convencionais. Você não vai se arrepender de fazer uma parada em cada um!
6. Piedras Rojas
As piedras rojas, ou pedras vermelhas ficam em um dos principais lugares para conhecer no Atacama e assim como outros pontos da região, com uma vista avassaladora. A empolgação já começa no caminho, quando é possível parar bem no trópico de capricórnio, onde ele cruza com uma trilha inca que leva até a Bolívia.
Se você for sortudo, durante o trajeto até as Piedras, ainda é possível avistar as vicunhas e toda a fofura delas em plena vida selvagem. Ao chegar no mirante das Piedras Rojas, recomendamos que você fique um tempo parado apenas contemplando a magnitude das montanhas e a beleza do lugar.
A paisagem une as montanhas rochosas de cor avermelhada, com o azul do céu, formando um cenário absurdamente bonito. Lá tem até uma lagoa, de água verde cristalina, que deixa o visual ainda mais completo e deslumbrante.
7. Magic Bus – Vallecito
O ônibus abandonado (literalmente) que você já deve ter visto em fotos de alguém que visitou o Deserto no Chile, fica na região de Vallecito, que é considerada Marte terrestre, devido ao solo arenoso e avermelhado.
Esse ponto que também é conhecido como Magic Bus ficou famoso e se tornou cenário fotográfico de muitos viajantes que passam por ali. A galera realmente se diverte fazendo as mais diversas poses em cima do ônibus.
Apesar de parecer apenas um ponto aleatório no meio do nada, na localização do ônibus você também consegue ver paisagens muito bonitas e tirar infinitas fotos divertidas. Inclusive, o nome desse ponto turístico traduz o sentimento de muitos visitantes, que identificam o Atacama como um destino mágico.
8. Vale do Arco Íris
O Vale do Arco Íris é um dos lugares para visitar no Atacama que geralmente não aparece nos roteiros turísticos dos viajantes, porém “esconde” algumas das mias belas paisagens de toda a região do Atacama.
Um diferencial que dá para perceber logo de cara é a variedade de cores diferentes das formações rochosas e do solo. Isso é o que influencia no nome do local, afinal acaba sendo um ambiente naturalmente colorido e lindo, assim como um arco-íris que surge no céu.
Mas se você também gosta de uma pegada mais cultural, esse passeio é perfeito para você, porque é possível fazer um tour geológico por lá. Que tal ver pessoalmente registros de civilizações antigas? São vários os petroglifos que retratam a rotina de povos que por ali viveram.
9. Vulcão Láscar
Ver um vulcão, mesmo que por fotos já é algo impactante logo de cara. Então se alguém pergunta: O que não deixar de ver no Atacama? Com toda a certeza, recomendamos o imponente vulcão Láscar.
Dependendo da sua localização, é possível vê-lo de longe e tirar uma foto bem linda com ele ao fundo, como se estivesse apontando para o céu azul. Mas a sua viagem pode ficar ainda melhor e mais inesquecível se você optar por fazer a subida ao vulcão. E aí, topa?
Para quem já está acostumado com doses extras de adrenalina, essa é uma aventura imperdível! Se prepare para encontrar um frio cortante e profundo, uma caminhada desafiadora, porém ao final, uma vista que recompensa todo o esforço e te faz se sentir grato e emocionado por estar ali.
10. Garganta Del Diablo
A Garganta Del Diablo é o cenário perfeito, para os viajantes aventureiros, que querem vislumbrar as mais belas paisagens do Deserto chileno, por um ângulo diferente. Lá você vai poder pedalar, com paisagens de tirar o fôlego ao fundo.
Você consegue alugar uma bike em alguma das lojas próximas ao centro de San Pedro do Atacama e sair por aí rumo a esse grandioso canyon. Apesar de não ser nem um pouco óbvio, esse passeio é bem tranquilo para fazer sem precisar de um guia, apenas de animação.
A trilha que percorre a Garganta del Diablo está localizada dentro de um parque que cobra CLP$3.000 o ingresso individual. O trajeto mais usado tem 4km de extensão e passa por lindas paisagens da região do Atacama. Merece um espaço na sua lista de lugares para conhecer no Atacama, né?!
Lugares para conhecer no Atacama: fora do óbvio
Depois de passar por todos os lugares para conhecer no Atacama, nada mais justo do que fugir do óbvio e se aventurar no Deserto, né! Pensando nisso, compartilhamos a seguir duas dicas muito inovadoras, que gostaríamos de saber antes de viajar. Recomendamos muito encaixar essas sugestões no seu roteiro Atacama!
11. Sunset com Lhamas
A beleza e a fofura das lhamas é algo praticamente de concordância mundial, afinal é impossível não se apaixonar por elas. Quando vemos algumas livres na natureza, precisamos resistir e admirá-las apenas de longe, mas e se tivesse um jeito de se aproximar delas?
Para você que assim como nós é apaixonado por esse animal, recomendamos reservar um período da sua viagem para passar o fim de tarde em uma fazenda e assistir ao pôr do sol acompanhado por elas, que são o símbolo do país: as lhamas!
Nessa experiência, você aprende um pouco sobre a natureza dos bichos, entende a importância delas para a população e ainda leva elas para passear. É possível fazer carinho na pelagem ultra macia delas, mas sempre respeite o espaço do animal, não faça movimentos bruscos e seja gentil. Dessa forma, se levar alguma cuspida, você vai saber que é um gesto de carinho. rsrs
12. Tour astronômico
O que fazer de diferente no Atacama? Com toda a certeza, um tour astronômico! Essa é uma daquelas oportunidades irrecusáveis, que não se encontra em outros destinos turísticos por aí, não é mesmo. Então não tenha dúvida de que esse será um momento inesquecível da viagem!
O passeio é feito no período noturno, quando o céu estrelado se torna um dos mais lindos lugares para conhecer no Atacama. Tudo é favorável para esse momento, desde o céu com aspecto claro e as estrelas reluzentes, até a falta de poluição luminosa artificial no deserto.
Seja a olho nu, ou com um equipamento mais potente, como um telescópio, a contemplação é garantida e contempla uma vista de tirar o fôlego. Essa é uma boa hora para degustar um bom vinho, ouvir uma boa música e apenas admirar mais esse espetáculo da natureza no Atacama.
E aí, gostou das ideias que trouxemos de lugares para conhecer no Atacama? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre cada um dos principais pontos turísticos, experiências e te desejamos uma excelente viagem.
Aproveite para ler os artigos abaixo para te ajudar a planejar uma viagem incrível para o Atacama!