Chiloé é destino perfeito para desconexão no Carnaval

Hotel Tierra Chiloé oferece 30% de desconto em reservas a partir de três noites; promoção é especial para o público brasileiro

11/02/2025 14:15

Localizado na região de Los Lagos, no sul do Chile, o arquipélago de Chiloé é um destino ainda pouco explorados pelos brasileiros. Ideal para aproveitar os dias de folga do Carnaval.

A região encanta por sua rica cultura, belas paisagens e tradições preservadas ao longo dos séculos. A ilha principal, Chiloé, e suas pequenas ilhas vizinhas são conhecidas por suas igrejas de madeira tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além de suas pitorescas palafitas coloridas em cidades como Castro e Ancud.

As igrejas de madeira de Chiloé são tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco
As igrejas de madeira de Chiloé são tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco - Márcio Diniz/Catraca Livre

A forte herança indígena mapuche-huilliche se mistura à colonização espanhola, criando uma identidade única refletida na gastronomia, nas lendas e nas festividades locais.

Além do patrimônio histórico, Chiloé se destaca por suas belezas naturais, com paisagens que combinam florestas exuberantes, montanhas e praias isoladas.

Natureza intocada em Chiloé

O Parque Nacional Chiloé e a Reserva Natural de Puñihuil oferecem oportunidades para observar a vida selvagem, como pinguins das espécies Magalhães e Humboldt, além de trilhas que passam por bosques nativos e falésias impressionantes.

A forte herança indígena mapuche-huilliche se mistura à colonização espanhola
A forte herança indígena mapuche-huilliche se mistura à colonização espanhola - Márcio Diniz/Catraca Livre

A região também é conhecida pelo clima instável, com chuvas frequentes que contribuem para a vegetação densa e os tons esverdeados característicos da paisagem chilota.

Outro destaque do arquipélago é sua gastronomia, baseada em frutos do mar frescos e pratos típicos, como o curanto, uma preparação ancestral que combina mariscos, carnes e vegetais cozidos em um buraco cavado na terra com pedras quentes.

As palafitas coloridas de Chiloé
As palafitas coloridas de Chiloé - Divulgação/Sernatur

Os mercados locais, como o Mercado de Dalcahue, são pontos ideais para experimentar a culinária e conhecer o artesanato chilote, que inclui trabalhos em lã, madeira e cestaria. Com sua mistura de história, cultura e natureza, Chiloé se firma como um destino imperdível para quem busca uma experiência autêntica no sul do Chile.

Onde se hospedar

O hotel Tierra Chiloé propõe que as famílias desfrutem do próximo Carnaval longe da agitação e em absoluta conexão com a natureza.

Vista externa do hotel Tierra Chiloé, na região dos Lagos, no sul do Chile
Vista externa do hotel Tierra Chiloé, na região dos Lagos, no sul do Chile - Divulgação

Com enormes janelas panorâmicas tanto nas 24 acomodações de luxo como nas áreas comuns, o empreendimento conta com um desconto especial (limitado conforme a disponibilidade) para o período: 30% off em reservas a partir de três noites.

Um dos grandes diferenciais é que o hotel conta com guias especializados que organizam excursões pela região de acordo com as preferências e limitações de cada hóspede.

Há opções de um dia e meio dia, que contemplam tanto o público mais aventureiro como as pessoas que preferem explorar a cultura local ou apostar em atividades contemplativas.

Vista de uma dos quartos do hotel Tierra Chiloé
Vista de uma dos quartos do hotel Tierra Chiloé - Divulgação

Entre os passeios favoritos das famílias destacam-se as trilhas, os percursos de bicicleta e as expedições de barco –realizadas a bordo da sofisticada embarcação do hotel–, que percorrem caminhos entre os fiordes e levam os viajantes a algumas das ilhas mais incríveis do arquipélago.

Durante as navegações, é possível avistar diversas espécies de aves, bem como golfinhos e leões marinhos. Em trechos específicos, também dá para remar em caiaques e passear em botes motorizados.

Passeio de barco pelas ilhas do arquipélago de Chiloé é uma das atividades oferecidas pelo Tierra
Passeio de barco pelas ilhas do arquipélago de Chiloé é uma das atividades oferecidas pelo Tierra - Márcio Diniz/Catraca Livre

Outra atividade que faz sucesso entre hóspedes de todas as idades é a cavalgada. A experiência começa nos estábulos do Tierra Chiloé e percorre trilhas antigas que exploram a história das aldeias insulares.

O passeio é conduzido por cavaleiros experientes, que compartilham informações a respeito da fauna, da flora e dos costumes da região. 

Gastronomia

Quem vai ao destino chileno também se encanta com a gastronomia. No restaurante do hotel é possível provar receitas preparadas com produtos de pescadores locais e experimentar algumas das centenas de espécies de batatas cultivadas no arquipélago.

 

O destaque é o curanto, prato mais emblemático do destino. Trata-se de uma receita que leva mariscos, carnes, legumes, batatas, linguiças, milcaos e chapaleles. Todos os ingredientes são assados por quatro horas na terra, em um buraco cheio de pedras quentes.