Cicloturismo: 5 motivos para conhecer o mundo de bike
Tem um jeito inusitado de viajar e conhecer o mundo que pode te surpreender, e muito! E, se você topar encarar alguns percursos desafiadores, pode colecionar mais do que souvenires e carimbos no passaporte. A bicicleta, que já foi vista como item de lazer para crianças, esporte, ou até um simples meio de deslocamento, hoje vem sendo redescoberta como uma experiência única de turismo.
Desde cenários paradisíacos em meio à natureza, até as mais badaladas metrópoles, é possível fazer da bike sua parceira de viagem seja qual for o destino. E não é preciso ter anos de experiência pedalando. O cicloturismo é democrático e demanda apenas espírito de aventura e vontade de explorar diferentes paisagens e sensações.

Se ainda assim você está em dúvida sobre as vantagens de se jogar pelas estradas sobre duas rodas, confira 5 razões para conhecer o mundo a bordo de uma bike:
1 – Alguns dos destinos mais deslumbrantes do mundo estão perto de você. O Brasil reúne roteiros de cicloturismo que deixam qualquer bikelover ainda mais apaixonado! Em terras nacionais, lugares como a Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Chapada Diamantina, na Bahia, e Jalapão, no Tocantins, trazem paisagens de profunda conexão com a natureza, ideais para você conhecer a fauna e a flora brasileiras com toda a estrutura para os passeios de bike.
2 – Tem cidades que são preparadas para você aproveitar de bike. Amsterdã, na Holanda, é um exemplo de lugares super especiais para se conhecer de bicicleta. Na Alemanha, a cidade de Munster é a capital da bicicleta, onde 40% das viagens diárias são feitas a bordo da magrela. O resultado é um trânsito longe de ser estressante, e uma paisagem adaptada com lagos, canais, e um centro histórico 100% preservado e longe de carros.
3 – Você provavelmente vai ficar muito bom em planejar viagens. Não dá para levar uma super mala na garupa da bike, então você vai e volta apenas com o necessário. Nada de pagar excesso de bagagem! Além disso, é preciso pensar em todo o percurso antes de sair estrada afora, e alinhar detalhes como onde parar para descansar, qual a distância a ser percorrida a cada dia, e quais os pontos por onde você não pode deixar de passar.
4 – A sensação de liberdade e o trajeto serão muito mais interativos. Não tem comparação entre viajar protegido pelos vidros do carro e sentir cada pedaço da estrada, o clima, os cheiros, o vento e a energia dos lugares! Quando você viaja pedalando, o destino pode ser a recompensa, mas o que importa mesmo é o caminho e tudo que você viverá no trajeto.
5 – Dá para planejar tudo do seu jeito e fazer uma grande economia. O cicloturista, planejando com antecedência, pode fazer seu próprio roteiro com o melhor custo-benefício, como por exemplo, ver os dias em que museus não cobram visitação, assim como se integrar a tours com grupos de bike sem pagar nada, como o projeto Bike Tour SP, em São Paulo. Isso sem contar que você não vai gastar com gasolina, pedágios, e a manutenção da bike é bem mais barata do que de carro, certo? Pegar táxi não será mais uma preocupação nos seus roteiros porque o seu transporte estará sempre ao seu lado.
Para reunir o melhor desse mundo, Cacá Strina, fotógrafa, publicitária por profissão, e biker por paixão e vocação, apresenta o Bike Spirit, canal de cicloturismo no YouTube que contará tudo sobre os destinos, perrengues, macetes e dicas inéditas para você se dar bem na hora de viajar!
No Bike Spirit, Cacá compartilhará suas aventuras em cima da magrela, destinos incríveis, dicas para quem quer colocar o pedal na estrada, e experiências que vão te aproximar desse mundo!
Por Camilla Lisboa, em colaboração ao canal Bike Spirit