Cidade da Região dos Lagos aposta no jazz & blues no Carnaval

Rio das Ostras aposta em programação familiar e mistura jazz, blues e marchinhas durante a folia

29/01/2026 08:53

Enquanto a maior parte do Brasil se prepara para cair nos tradicionais acordes de samba, frevo e axé neste Carnaval, uma pequena cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, desafia a regra e propõe uma folia incomum: o som do jazz, blues e também das antigas marchinhas.

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a Rio das Ostras realiza a 4ª edição do CarnaJazz, na Lagoa de Iriry, com programação gratuita para todas as idades.

O bloco Sargento Pimenta é uma das atrações do CarnaJazz, em Rio das Ostras (RJ)
O bloco Sargento Pimenta é uma das atrações do CarnaJazz, em Rio das Ostras (RJ) - Divulgação

A programação conecta universos que raramente dividem o mesmo palco. Bandas e orquestras tradicionais do Carnaval de rua do Rio de Janeiro se apresentam ao lado de artistas locais, criando pontes entre marchinhas, jazz, blues e música instrumental em clima carnavalesco.

Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Voadora, referência no Carnaval carioca por seus cortejos e arranjos de sopro; o Bloco do Sargento Pimenta, conhecido por levar versões de Beatles para a folia do Rio; a Banda BatukMarley, que mistura ritmos brasileiros com reggae; os Afroribeirinhos, com forte presença percussiva; e a Zé Bigode Orquestra, que transita entre o samba-jazz e a música instrumental.

Pensamos uma programação que dialoga com o espírito do Carnaval, mas sem perder a identidade musical de Rio das Ostras. São atrações que já têm forte atuação na folia do Rio e conseguem conversar com públicos diferentes”, afirma Stenio Mattos, produtor da Azul Produções e curador do evento.

Folia também para crianças

Uma das apostas desta edição é a ampliação da programação infantil, que abre diariamente o CarnaJazz no mesmo palco das atrações adultas. A partir das 16h, bailinhos com as bandas Baleias Voadoras e Mister Brazuca dão o tom, acompanhados de recreação monitorada, maquiagem artística, brinquedos e concurso de fantasias com votação popular.

“É um Carnaval pensado para quem quer vir com a família, trazer as crianças e permanecer no espaço com conforto e segurança. A ideia é que todos se sintam parte da festa”, destaca Rosemarie Teixeira, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O evento acontece em área coberta e conta ainda com espaço gourmet, reunindo restaurantes e cervejarias locais, além de uma área dedicada aos artesãos da cidade. A programação diária inclui DJs, bailinho infantil e dois shows voltados ao público adulto, sempre a partir das 16h.