5 cidades históricas brasileiras para percorrer a pé
Ruas de pedra, casinhas coloridas e barzinhos na calçada para deixar o carro na garagem e conhecer caminhando, sem pressa
Quem não quer passar uns dias de paz e tranquilidade, sem carro, só passeando por cidadezinhas coloridas e ruas de pedra? Se você não tem planos para o fim de semana, o buscador de voos Viajala.com.br fez uma lista com cinco cidades históricas que estão pertinho de capitais brasileiras, acessíveis e perfeitas para um bate-volta, para percorrer a pé, sem pressa.
1 – Pirenópolis, fundada em 1731
Em Pirenópolis, a 120 quilômetros de Goiânia (GO), você só precisa do carro para acessar as lindas cachoeiras da região (são cerca de 20), que ficam bem longe do Centro – o que faz com que elas sejam mais sossegadas. Para conhecer a cidade em si, basta caminhar pelas poucas quadras do centrinho, por entre as ruas de pedra, e se acomodar em algum dos convidativos barzinhos da Rua do Lazer. Lá, não deixe de pedir uma panelinha goiana e uma cerveja Santa Dica, fabricada localmente.
2 – Ouro Preto, fundada em 1711
É injustiça escolher só uma cidade histórica mineira nessa lista, já que o estado também tem Diamantina, Tiradentes, Sabará… Mas, vamos combinar? Poucas cidades nesse Brasil são tão bonitas como Ouro Preto. A apenas 90 quilômetros de Belo Horizonte (MG), a cidade tem algumas das festas populares mais bonitas de Minas Gerais –escolha ir para lá na Páscoa ou no Carnaval, por exemplo, e verá cidades completamente diferentes.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ouro Preto tem importantes obras do barroco no Brasil e conhecer a arquitetura da cidade e da vizinha, Mariana, é o que há de melhor para se fazer em Minas. Passear por lá a pé tem um charme a mais com aquele sem fim de ladeiras: elas cansam, sim, mas valem a pena.
3 – Morretes, fundada em 1733
A pequena Morretes, no Paraná, ficou famosa por ser o destino de um dos passeios de trem mais bonitos do mundo (a gente explica tudo sobre ele aqui no blog do Viajala). O trajeto, que começa em Curitiba, leva o passageiro por dentro da Mata Atlântica em uma ferrovia que data de 1885.
O passeio pode durar o dia todo: só o trajeto de trem dura de 3h30 a 4 horas e Morretes merece algumas horinhas de caminhada, para passear pelos casarões históricos, observar a paisagem cortada por morros e relaxar à beira do Rio Nhundiaquara.
4 – Paraty, fundada entre 1550 e 1600
Embora a data de fundação de Paraty seja discutida por historiadores até hoje, ela segue sendo uma das cidades históricas mais antigas, bem preservadas e encantadoras do Brasil. E o acesso é fácil tanto a partir do Rio de Janeiro (240 quilômetros) quanto de São Paulo (270 quilômetros).
Além das casas coloniais, das ruas de pedra (a cidade tem vários walking tours gratuitos) e dos restaurantes charmosos, Paraty tem outra vantagem: é uma cidade perfeita para explorar a pé e… de barco. Passeios saem do porto diariamente levando para praias incríveis, como a Ilha Comprida, a Praia da Lula, a Lagoa Azul… o mergulho vai renovar as energias para que você siga batendo perna à noite.
5 – Olinda, fundada em 1535
A mais pertinho da capital e a mais antiga das cidades históricas da lista, Olinda está a cerca de 10 quilômetros de Recife (PE). O horizonte é dos mais bonitos do país: casarões e igrejas históricas contracenam com muito verde e com o marzão azul ao fundo.
Além da deliciosa gastronomia pernambucana, Olinda tem ruas de casas coloniais coloridas, igrejas históricas, mosteiros como o belíssimo São Bento, vistas inacreditáveis como a do Alto da Sé e o carnaval mais animado e folclórico do Brasil, com os bonecos gigantes.