As cidades mais atrativas para viajar; tem brasileira na lista
São Paulo e Rio de Janeiro aparecem entre as 100 cidades listadas pela Euromonitor
São Paulo está entre as 50 cidades mais atrativas do mundo para viajar, de acordo com Top 100 City Destinations Index 2024, publicado pela Euromonitor International.
A capital paulista figura na 47ª posição no ranking, à frente de destinos badalados como Nice, Doha e Abu Dhabi. Outra cidade brasileira na lista da Euromonitor é o Rio de Janeiro, em 79º lugar.
O levantamento avalia as cidades mais atrativas para turismo e negócios com base em 55 métricas agrupadas em seis pilares: desempenho econômico, infraestrutura turística, políticas de atração, saúde e segurança.
- O que é fato e o que é mito sobre o visto americano; confira
- 4 fatos indispensáveis sobre a dengue que você precisa conhecer
- Motorhome: conheça a tendência de viagem para 2025
- Protetor solar: 10 perguntas sobre como usar e qual escolher
Pelo quarto ano consecutivo, Paris (França) foi eleita a cidade mais atrativa do mundo para o turismo e negócios. Madri (Espanha), Tóquio (Japão), Roma (Itália), Milão (Itália), Nova York (EUA, Amsterdã (Holanda), Sydney (Austrália), Singapura (Singapura) e Barcelona (Espanha complementam o topo da lista.
A capital paulista foi relacionada por sua robusta infraestrutura e pelos eventos internacionais que atraem o turismo de negócios. Já a capital fluminense por suas belezas naturais e eventos icônicos como o Carnaval.
O relatório da Euromonitor aponta também que, em 2024, houve aumento de 19% nas viagens internacionais e a Europa foi o destino ‘queridinho’, com mais de 790 milhões de deslocamentos de turistas.
As cidades mais atrativas para viajar
Segundo o relatório, a capital francesa continuou como campeã da preferência, principalmente pela excelência em infraestrutura e pelo sucesso da promoção de eventos como os Jogos Olímpicos, que ocorreram em julho do ano passado.
Madri ocupa a segunda posição no ranking impulsionada por sua sólida estratégia de sustentabilidade e a crescente ênfase em turismo responsável. Já Tóquio, experimenta uma popularidade crescente ao oferecer infraestrutura de qualidade a preços mais acessíveis.
Para quem já começou a programar as viagens de 2025 e deseja visitar um desses destinos, Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo, explica que o segredo é o planejamento – especialmente considerando os destinos internacionais.
“O índice destaca o desempenho das principais cidades do mundo no setor de turismo a partir da análise de indicadores que avaliam segurança, desempenho financeiro, sustentabilidade, atratividade e atividades turísticas. Isso nos garante uma escolha assertiva de roteiro”, diz o executivo.
As 50 cidades mais atrativas
1. Paris
2. Madrid
3. Tóquio
4. Roma
5. Milão
6. Nova York
7. Amsterdã
8. Sydney
9. Singapura
10. Barcelona
11. Taipei
12. Seul
13. Londres
14. Dubai
15. Berlim
16. Osaka
17. Bangkok
18. Los Angeles
19. Istambul
20. Melbourne
21. Hong Kong
22. Munique
23. Las Vegas
24. Florença
25. Praga
26. Dublin
27. Quioto
28. Viena
29. Lisboa
30. Veneza
31. Kuala Lumpur
32. Atenas
33. Orlando 34. Toronto 35. Miami 36. São Francisco 37. Xangai 38. Frankfurt am Main 39. Copenhague 40. Zurique 41. Washington, D.C. 42. Pattaya-Chonburi 43. Vancouver 44. Estocolmo 45. Cidade do México 46. Oslo 47. São Paulo 48. Phuket 49. Helsinque 50. Bruxelas 79. Rio de Janeiro