Cinco estradas no Brasil para quem gosta de fotografar
O Brasil tem mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, que cortam os 27 Estados e levam aos mais variados destinos. No entanto, durante uma viagem de carro, o desejo de chegar é tão grande que a maioria das pessoas não percebe os belos cenários que compõe a rota.
A BlaBlaCar, plataforma de viagens compartilhadas, convidou dois fotógrafos brasileiros loucos por paisagem para indicar as estradas brasileiras mais bonitas e dignas de clique. João Sal e Marco Marquesi, do coletivo RolêSP, selecionaram então cinco caminhos que atravessam os mais belos cenários.
Escolha sua paisagem preferida e pé na estrada.
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- Descubra o Brasil do alto: 10 destinos incríveis para voar de balão
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
1 – Rodovia Rio-Santos (BR-101)
São cerca de 457 km de extensão que fazem a ligação entre o Rio e São Paulo, desbravando as mais belas vistas da Serra do Mar. A estrada passa por praias como Boracéia, Jureia e Juquehy. No trajeto também é possível acessar famosos destinos litorâneos como Ubatuba, Angra dos Reis, Ilhabela e Paraty.
2 – Maceió – Maragogi (AL-101)
Maragogi tem 22 km de praias entre as mais belas do nordeste brasileiro. Os 125 km que ligam Maceió até essa charmosa vila são cercados pelo mar cristalino de Alagoas e belas paisagens naturais. Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento podem ser fotografadas durante o percurso.
3 – Estrada Real (MG)
Construída no século 18 pela Coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São mais de 1,6 mil km de estradas que cortam o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) com paisagens, flora e fauna deslumbrantes.
4 – Estrada da Graciosa (PR-410)
Esses 33 km de estrada parecem saídos dos livros de história e levam direto para o século 19 já que os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. Inaugurada em 1873, a estrada sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela Serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil. Alguns mirantes estão espalhados pelo caminho como Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa e facilitam uma parada para fotos da baía de Paranaguá.
5 – Serra do Rio do Rastro (SC-438)
Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35 km que é considerado um dos belos do mundo. A estrada da Serra do Rio Rastro impressiona pela altitude, ela fica a mais de 1.400 metros de altura e corta a SC-390. Repleta de cachoeiras e matas, permite uma visão única da serra.