Círio de Nazaré 2018: roteiro do turismo religioso brasileiro
O Círio é a festa religiosa mais extensa do Brasil
O Círio de Nazaré 2018 começou no segundo domingo de outubro, em Belém (PA). A festa foi trazida pelos portugueses há mais de duas décadas e é marcada pelo clima de devoção cristã. Com programação extensa, o auge do Círio é a procissão com a imagem da Virgem de Nazaré.
A comoção ocorre, porque a imagem da Virgem é carregada pelos fiéis pelas principais ruas de Belém até a Basílica de Nazaré. Ao todo são quase 3,5 km de caminhada; a saída é pela Catedral de Nazaré.
A festa mobiliza quase 2 milhões de pessoas para a capital do Pará e começa antes do segundo domingo de outubro. O que contribui para dar ao Círio de Nazaré o posto de maior festa cristã do mundo.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Se você sempre teve vontade de participar dessa festa religiosa, o Blog do Guichê Virtual separou algumas dicas que podem lhe ajudar a conhecer a programação do local e os pontos turístico. Confira! :D
Como funciona?
Neste ano, o Círio de Nazaré começou no dia 09 de outubro e a procissão foi no dia 14 de outubro, segundo domingo do mês. Tradicionalmente, toda a cidade de Belém, comunidades ribeirinhas e até mesmo as isoladas decoram casas, ruas e estabelecimentos com o tema da festa. Mas durante o mês ainda ocorrem outras celebrações, nesse ano, elas se estendem até o dia 29 de outubro.
Entre os dias que seguem a celebração do Círio, ocorrem romarias, vigílias, que podem ser fluviais, por conta dos rios que atravessam Belém, e até mesmo as romarias em motocicletas.
Imagem da Virgem de Nazaré é carregada pela multidão – divulgação portal Círio de Nazaré
Se essa é a primeira vez que você participa do Círio de Nazaré 2018, é importante levar em consideração as atividades mais importantes da celebração. Duas delas são as Missas do Traslado e do Círio e, claro, a procissão, momento que reúne milhares de fiéis nas ruas e, por fim, a missa de encerramento.
Nos dias das celebrações é importante estar com uma roupa confortável e leve (porque em Belém faz muito calor). Use tênis e esteja com uma garrafinha de água sempre às mãos. Lembre-se que você vai passar algumas horas em pé na multidão.
Também vale lembrar que a imagem da Virgem de Nazaré fica exposta por mais 15 dias na Basílica. Então, se você quiser, pode dar uma esticadinha da viagem para poder conhecer o local com mais tranquilidade.
Leia mais sobre o Círio de Nazaré 2018 e sua programação completa no Blog do Guichê Virtual.