ClickBus te mostra os 10 destinos mais desejados do Brasil pra você viajar de ônibus
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Belo Horizonte estão neste ranking. Vem saber tudo:
Viajar muda a gente! Afinal, quem não ama conhecer lugares novos, curtir um festivalzão, descobrir culturas diferentes ou fugir das preocupações do dia a dia?
Pensando nisso, a ClickBus listou os 10 lugares mais desejados para viajar de ônibus no Brasil.
Nesta lista você encontra cidades cheias de personalidade e com várias atrações imperdíveis. Têm rolês na natureza, boa gastronomia, museus interessantes e muito mais. E não importa o motivo da sua viagem: o que vale é aproveitar cada momento e vivenciar experiências únicas e transformadoras.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
E sabe o que é melhor? Você consegue comprar as passagens para esses destinos desejados com toda a facilidade pelo app ou pelo site da ClickBus.
Sem contar que, com a ClickOferta, é possível encontrar rotas com preços ainda melhores. Basta decidir seu destino e se jogar.
Bora descobrir quais são as 10 cidades mais queridinhas para viajar de busão pelo Brasil?
1. São Paulo
Por ser cosmopolita, São Paulo (SP) abraça diversas culturas. Quem for ao bairro da Liberdade, por exemplo, vai encontrar bons restaurantes orientais e mercados asiáticos.
Uma dica é visitar o Espaço Kazu (R.Thomaz Gonzaga, 84/90), que trabalha com pratos bem servidos. E, no andar de cima, tem um café cheio de delícias que também funciona como uma espécie de empório de saquês.
Se você quiser provar outros sabores, a cidade está repleta de espaços com inspiração indiana, árabe, tailandesa, italiana, grega, francesa, espanhola, latino-americana e muito mais.
A área cultural é outro atrativo de SP. Para além dos clássicos MASP (Av. Paulista, 1578, Bela Vista), Pinacoteca (Praça da Luz, 2, Luz) e Museu do Ipiranga (Parque da Independência, Ipiranga), os visitantes ainda podem conhecer museus como o das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca), o das Favelas (Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos) e do Futebol (Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu).
Mas não é só isso! Sampa está lotada de teatros que recebem desde peças independentes até grandes musicais, cinemas (de rua e de shopping) e casas noturnas que apostam nos mais diversos estilos musicais.
Para quem ama se divertir ao ar livre, há inúmeras opções de parques: o tradicional Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana), o do Carmo (A. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora do Carmo), com a belíssima Festa das Cerejeiras em agosto, o Burle Marx (Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Vila Andrade), com sua natureza exuberante e vários festivais de música, ou até mesmo o Horto Florestal, uma reserva bem importante da Mata Atlântica (Rua do Horto, 931, Horto Florestal) em São Paulo.
2. Rio de Janeiro
Que tal viajar com segurança, sem preocupações e sem burocracia para a Cidade Maravilhosa? Por lá, é importante aproveitar os parques, as praias e toda a alegria das noites cariocas.
Não dá para ir ao Rio de Janeiro (RJ) e não curtir uma boa roda de samba. De sexta a segunda, a partir das 18h, a Pedra do Sal se torna um verdadeiro reduto para os amantes deste estilo musical.
Às segundas, no Clube Renascença (R. Barão de São Francisco, 54 – Andaraí), tem o clássico Samba do Trabalhador, idealizado pelo mestre Moacyr Luz. Começa às 16h, é bom chegar cedo!
Um dos bairros cariocas mais animados e boêmios é a Lapa, na região central. É perfeito para quem procura bares tradicionais, casas com música ao vivo, salões de dança e muito samba ao ar livre. Uma dica é visitar o Beco do Rato (R. Joaquim Silva, 11, Centro), que recebe nomes consagrados e novos artistas de samba.
Os aventureiros e as aventureiras de plantão contam com uma infinidade de parques e cachoeiras para conhecer. E muitas e muitas trilhas. No Parque da Tijuca, por exemplo, fica a Cascatinha Taunay (Parque da Tijuca – Setor A – Floresta da Tijuca – Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista). O lugar é lindo! Não é permitido se banhar embaixo da queda d’água, mas, um pouco mais para a frente, existe uma piscina natural para você se refrescar à vontade.
Os mais radicais e com melhor preparo físico podem encarar a trilha da Pedra da Gávea, um dos cartões-postais do RJ. A caminhada dura cerca de cinco horas e tem mais de 800 metros de desnível e trechos verticais expostos. Por isso, é recomendado o uso de equipamentos de segurança (cadeirinha, corda, mosquetões, fitas, etc). O rolê também fica no Parque da Tijuca, mas a entrada é na Barrinha (Estrada Sorimã), entre os bairros de São Conrado e da Barra da Tijuca.
Para respirar um pouco de arte, o tecnológico Museu do Amanhã ( Praça Mauá, 1 – Centro) apresenta exposições imperdíveis que tratam do futuro do planeta. Em frente a ele fica o MAR – Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5, Centro), que, com suas mostras promove uma leitura transversal da história da cidade. A instituição também recebe shows no seu jardim.
3. Curitiba
Terra do rock, das cervejas e dos parques, Curitiba (PR) é uma capital sustentável cheia de atrações impactantes. E com apenas alguns cliques no app ou no site da ClickBus, você pode chegar lá com a maior tranquilidade.
Você vai se encantar com as plantas exuberantes do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski x Av. Professor Lothario Meissner, Jardim Botânico). Não deixe de fazer uma pausa para o cafézinho no Senac Café-Escola.
Para uma experiência mágica, o Bosque Alemão (R. Nicolo Paganini, s/n, Pilarzinho) é perfeito. Logo na entrada, você pode provar quitutes típicos do país europeu preparados com todo carinho. Depois, é só percorrer uma trilha lindíssima e inspirada na história do João e Maria. Pare para contemplar as ilustrações ao longo do caminho.
Apaixonadas e apaixonados por cerveja artesanal têm muitas opções para curtir em Curitiba. Com uma vibe bem rock, a cervejaria Bodebrown (R. Carlos de Laet, 1015, Hauer) é apenas a marca que criou a bebida oficial do Iron Maiden no Brasil: não deixe de provar a família The Trooper no espaço.
Para ouvir uma música, assistir a um jogo no telão e confraternizar com a galera, vale dar uma passada no We Are Bastards Pub (Avenida Iguaçu, 2300, Água Verde). São 32 torneiras de cervejas com sabores variados para você experimentar.
Duas outras vivências indispensáveis na cidade paranaense são assistir a um show na Ópera de Arame (R. João Gava, 920 – Abranches) e apreciar muita arte contemporânea no Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes 999, Centro Cívico).
4. Belo Horizonte
O match perfeito entre a agitação de uma cidade grande e o charme de uma pequena é exatamente o que acontece em Belo Horizonte (BH). A capital mineira é acolhedora e tem programinhas incríveis para fazer o dia todo.
No entorno de BH existem parques maravilhosos. São passeios para passar o dia admirando a paisagem, fazendo trilhas e até piqueniques. Coloque na sua lista o Parque da Serra do Curral (Av. José do Patrocínio Pontes, 195, Mangabeiras) e o Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras). É a sua chance de contemplar o município de cima e admirar as vegetações típicas do cerrado e da Mata Atlântica.
A culinária local é uma atração à parte. É muito fácil encontrar um bom lugar para comer e bebericar. Os bairros Savassi, Santa Efigênia, Lourdes e Floresta estão recheadíssimos de opções. Só não deixe de visitar a Pão de Queijaria, que tem três unidades na cidade, para provar essa iguaria tão típica.
Durante o dia, não faltam museus para conhecer. Fique ligado(a) no Circuito Liberdade. Entre os destaques estão CCBB BH, Casa Fiat de Cultura, Memorial Minas Gerais Vale, Espaço do Conhecimento UFMG e Museu das Minas e do Metal.
5. Salvador
Sol, praia, muita água fresca e rolês históricos. Salvador (BA) é tudo isso e muito mais. Você vai se apaixonar por essa cidade.
Em que outro lugar do mundo é possível conhecer a casa de um grande escritor e ficar relax em uma praia maravilhosa? A Casa do Rio Vermelho (R. Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho) mostra tudo sobre o escritor Jorge Amado (1912-2001) e sua mulher Zélia Gattai (1916-2008). De quebra, você ainda pode transitar pelo bairro e parar em um restaurante ou em outro museu.
Recarregue as suas energias na Praia do Porto da Barra. O mar é uma piscininha e o visual é perfeito. Aproveite e aprecie as comidas nas barracas e assista a um pôr-do-sol inesquecível.
Se quiser fugir da agitação, uma alternativa pode ser o Mahi Mahi, um restaurante dentro de um hotel no bairro Corredor da Vitória que fica sobre um píer com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos. Você pode passar o dia lá só comendo bem e se refrescando na água.
Gostou das dicas? Então não deixe de conhecer as outras cinco cidades mais desejadas para se visitar de ônibus no Brasil:
6. Campinas (SP);
7. Santos (SP);
8. Florianópolis (SC);
9. Brasília (DF);
10. Fortaleza (CE);
Todos estes destinos têm ainda mais atrações para você aproveitar. Clique aqui e garanta as suas passagens no precinho com a ClickBus.