Comida da roça, turismo rural e muita prosa na Serra Catarinense
Por Yasmin Abdalla, da Garupa
Polenta, paçoca de pinhão, salame colonial, biscoitos artesanais, geleia de kiwi fresquinha e caqui direto do pomar. É com essa mesa que os agricultores Terezinha e Eraldo Israel acolhem os visitantes no Sítio Arroio da Serra, no município de Urubici, a 170 quilômetros de Florianópolis. Com a ajuda dos filhos e netos, o casal cuida do sítio e da pousada que são parte da Associação Acolhida na Colônia, instituição que promove o turismo rural no estado para valorizar o modo de vida do agricultor e gerar oportunidades para que as pessoas permaneçam no campo.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
Com natureza preservada e 100% de produção agroecológica, o sítio brinda os visitantes com o melhor da vida na roça. Caminhadas ao ar livre, cavalgadas, trilhas pela mata nativa, passeios de carroça e a degustação de ingredientes orgânicos produzidos ali mesmo são algumas das experiências disponíveis, sempre na companhia de alguém da família Israel. Os anfitriões hospedam os visitantes em oito chalés (com lençol elétrico nas camas e chuveiro quente nos banheiros) e com muita prosa diante do fogão à lenha –nas noites frias, quando as temperaturas podem chegar perto de zero, ele é essencial para aquecer as rodas de conversa.
A vizinhança dos Israel também é encantadora. O sítio é base para acessar trilhas de diferentes níveis de dificuldade, sempre com a paisagem serrana no horizonte. Ir até a cachoeira do Rio Vacariano é um dos principais passeios. Para quem gosta de pedalar, o Sítio Arroio da Serra é também ponto de partida para várias rotas do município, inclusive a de 4 quilômetros até o Sítio Sete Quedas, onde há uma série de cachoeiras e um delicioso café da colônia (sob encomenda). Para os pescadores de fim de semana, o rio Canoas ou o açude da propriedade são boas pedidas.
Na hora de partir, não deixe de levar como lembrança as gostosuras preparadas no sítio, como os pães, os biscoitos e as geleias, as frutas e o mel produzidos por Eraldo, grande conhecer do cultivo agroecológico.
Quer participar dessa experiência? Entre no site da Acolhida na Colônia ou, melhor, adquira um pacote com duas diárias no Sítio Arroio da Serra doando para a campanha de financiamento coletivo que está no ar na Garupa até 17 de maio de 2015! É que a Acolhida na Colônia faz parte de rede Turisol, que reúne as melhores experiências de turismo de base comunitária no Brasil e está em campanha de crowdfunding agora para viabilizar o 2º Encontro da Rede Nacional de Turismo Solidário e Comunitário, em Brasília, no segundo semestre. Doações no site da Garupa.
* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.
O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.