Como alugar um carro e viajar de graça pelo Brasil
Comum nos EUA e na Europa, o serviço de realocação de veículos é pouco conhecido no Brasil; saiba como funciona
O título acima não é uma pegadinha. É, sim, possível alugar um carro e viajar pagando baratinho ou até mesmo de graça pelo Brasil.
O serviço funciona da seguinte maneira: quando o cliente aluga um carro de uma determinada locadora, não necessariamente é preciso devolvê-lo no mesmo lugar.
Você pode alugar o veículo em São Paulo e entregá-lo no Rio de Janeiro, por exemplo. pagando uma taxa extra.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
Serviço é comum nos EUA e Europa
Para trazer o veículo do volta a loja de origem, as locadoras usam os serviços de cegonheiras–aqueles caminhões que transportam carros. No entanto, este tipo de “repatriação” custa caro. É aí que entram empresas de “relocation”, como a Transfercar, que permitem você “realugar” este veículo levá-lo e trazê-lo de volta ao ponto local de origem.
Essa prática é conhecida como “one way rental” (“aluguel de direção única”, em tradução livre para o português) e bastante difundida nos Estados Unidos, Europa e Oceania.
A Transfercar. líder de mercado na Austrália e Nova Zelândia, já opera no Brasil a alguns anos, mas poucas pessoas sabem desta modalidade de aluguel de veículos.
Como viajar de graça?
Primeiro é necessário fazer um cadastro no site da Transfercar. Depois, é só verificar quais veículos e destinos estão disponíveis na plataforma.
Por exemplo, você está em em Salvador é quer ir para Porto Seguro, basta fazer a pesquisa e consultar as opções disponibilizadas.
Em seguida escolher por quantos dias você gostaria de viajar – muitas realocações listadas na Transfecar oferecem uso apenas para o número de dias necessários para viajar de A para B. No entanto, algumas empresas oferecem dias adicionais por uma pequena taxa.
Caso não entre nenhuma oferta na data pesquisada, o usuário pode configurar um alerta para ser notificado quando uma nova realocação aparecer para o destino desejado.