Como é o terminal da MSC Cruzeiros em Miami, o maior do mundo

Os amplos espaços para despacho de bagagem e check-in tornam a experiência dos passageiros mais ágil e eficiente

10/04/2025 22:34 / Atualizado em 04/05/2025 01:38

A MSC Cruzeiros inaugurou no último sábado, 5, seu terminal de passageiros no Porto de Miami, considerado o maior e mais moderno do mundo em sua categoria, marcando um novo capítulo na expansão da companhia no mercado norte-americano.

Com mais de 45.700 m², a estrutura tem capacidade para receber até 36 mil passageiros por dia e simultaneamente três navios, incluindo embarcações mais modernas movidas a GNL (gás natural liquefeito) e equipadas com tecnologias sustentáveis. 

O terminal da MSC Cruzeiros em Miami tem capacidade para receber simultaneamente três navios
O terminal da MSC Cruzeiros em Miami tem capacidade para receber simultaneamente três navios - Divulgação/MSC Cruzeiros

O terminal foi projetado pela renomada empresa de arquitetura Arquitectonica e construído pela Fincantieri Infrastructure, com um investimento estimado em US$ 350 milhões. O projeto representa um marco para a expansão da companhia na América do Norte e reforça a importância de Miami como um dos principais hubs de cruzeiros do planeta.

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, destacou o impacto econômico positivo do novo terminal. “Estamos celebrando não apenas uma conquista da MSC, mas um investimento significativo na nossa economia, com geração de empregos e fortalecimento do setor de turismo”.

Navio atracado no terminal da MSC Cruzeiros em Miami
Navio atracado no terminal da MSC Cruzeiros em Miami - Divulgação/MSC Cruzeiros

O novo terminal atenderá tanto os navios da MSC Cruzeiros, quanto os da Explora Journeys –linha de navios de luxo da companhia suíça, que partem de Porto de Miami.

Por dentro do terminal da MSC Cruzeiros em Miami

A Catraca Livre teve a oportunidade de embarcar no novíssimo terminal da MSC Cruzeiros em Miami para a inauguração do MSC World America. A estrutura foi cuidadosamente planejada para garantir um embarque tranquilo e sem estresse.

Entrada do terminal da MSC Cruzeiros em Miami, considerado o maior do mundo
Entrada do terminal da MSC Cruzeiros em Miami, considerado o maior do mundo - Márcio Diniz/Catraca Livre

A experiência já começa na chegada ao terminal com pontos estratégicos para carros, ônibus, táxis ou serviço de transporte por aplicativo. O estacionamento de seis andares tem capacidade para mais de 2.400 veículos. As vagas  podem ser reserva com antecedência pelo aplicativo MSC for Me ou pelo site da MSC Cruzeiros.

O terminal é amplo e tem capacidade para receber até 36 mil passageiros por dia e três navios simultaneamente
O terminal é amplo e tem capacidade para receber até 36 mil passageiros por dia e três navios simultaneamente - Márcio Diniz/Catraca Livre

Há também uma área coberta de desembarque para ônibus, táxis e serviços de transporte por aplicativo. Todas as formas de chegada contam com um caminho coberto direto para a entrada principal do terminal.

Todo o estacionamento do terminal é coberto
Todo o estacionamento do terminal é coberto - Márcio Diniz/Catraca Livre

O terminal tem amplas e confortáveis áreas de espera distribuídas. Os hóspedes do MSC Yacht Club contam com acesso exclusivo a um lounge privativo, onde podem desfrutar de bebidas premium e petiscos antes do embarque.

Check-in e despacho de bagagem mais eficientes

Além da grandiosidade, o terminal chama atenção pela tecnologia embarcada, como o sistema biométrico de reconhecimento facial e verificação de identidade (scanner de passaportes semelhante a dos aeroportos), o que torna o embarque mais rápido, eficiente e sem complicações.

Check-in exclusivo para passageiros do MSC Yatch Club
Check-in exclusivo para passageiros do MSC Yatch Club - Márcio Diniz/Catraca Livre

Ao todo, são 18 equipamentos para validação e 22 E-gates biométricos para finalizar o processo de embarque. Com o processo sendo realizado no terminal, e não mais a bordo do navio, os hóspedes podem começar a desfrutarem da viagem assim que chegarem a bordo.

Com este novo sistema, os passageiros podem fazer o check-in ainda em casa pelo aplicativo ou pelo site da companhia, o que facilita o processo de embarque.

Os hóspedes que fizeram o check-in online podem simplesmente escanear seu cartão de embarque e deixar suas malas em um dos pontos seguros e estrategicamente localizados de despacho no estacionamento antes de seguir para o terminal.

O processo também torna o desembarque ágil  graças a um avançado sistema de manuseio e processamento de bagagens.

Outro destaque é a conectividade elétrica para navios atracados e instalações de reciclagem e gestão de resíduos. A estrutura também busca a certificação LEED Gold, reforçando o compromisso ambiental da companhia. ​

Terminal no porto de Barcelona

No começo de abril, a MSC Cruzeiros também inaugurou seu terminal em Barcelona, na Espanha. Projetado pelo renomado escritório de arquitetura catalão Ricardo Bofill Taller Arquitetura, o espaço combina, de forma harmoniosa, um design elegante e inovador com uma experiência aprimorada para os viajantes.

O novo terminal da MSC Cruzeiros em Barcelona
O novo terminal da MSC Cruzeiros em Barcelona - Divulgação/MSC Cruzeiros

O terminal inclui uma área comercial, um amplo salão de espera e uma sala VIP exclusiva. O revestimento cerâmico externo homenageia a história artística de Barcelona, ​​inspirada em Gaudí, e a cor é inspirada no mar.

No verão europeu, a MSC Cruzeiros terá cinco navios oferecendo embarques em Barcelona – MSC World Europa, MSC Seaview, MSC Seaside, MSC Magnifica e MSC Orchestra como parte de seus itinerários pelo Mar Mediterrâneo.

Primeira escala do EXPLORA II no novo terminal
Primeira escala do EXPLORA II no novo terminal - Divulgação/MSC Cruzeiros

O navio de luxo EXPLORA II também fará escalas regulares ao longo da temporada de verão na região, tendo Barcelona como um de seus principais portos de embarque.

*O jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros