Como evitar a dor nas pernas em viagens
Se você vai passar mais de quatro horas viajando é preciso tomar alguns cuidados
Existem diversos fatores que podem causar dor nas pernas. As mais comuns estão relacionadas a problemas de circulação, dor no nervo ciático, fibromialgia, inflamação e até mesmo varizes. Alergias e intolerância ao glúten também podem causar dor, assim como uso de salto, excesso de esforço físico e postura incorreta.
Somente uma queixa de dor nas pernas pode dificultar o diagnóstico da causa dos problemas. Por conta disso é preciso consultar um médico para fazer uma avaliação, especialmente se você vai fazer uma longa viagem de carro, ônibus ou avião. Isso porque ao viajar ficamos muito tempo sentados na mesma posição sem nos movimentar, o que pode causar dores e problemas mais graves, como a trombose.
Viagens e as dores nas pernas
Como já comentamos, se você vai passar mais de quatro horas viajando é preciso tomar cuidado para não ter dores nas pernas ou até mesmo ter trombose. Essa doença é causada pela formação de coágulos no sangue, que geralmente começam nas pernas. Com isso o sangue fica mais grosso, aumentando o risco do entupimento de alguma veia ou artéria.
- 3 lugares baratos para viajar no Brasil e aproveitar muito o verão
- Gol faz promoção relâmpago de passagens a partir de R$ 171,52
- As 100 melhores cidades para comer no mundo; tem brasileira na lista
- 7 frutas para espantar o risco de depressão, segundo a ciência
Para você entender melhor como o nosso corpo funciona, a nossa panturrilha é como um “segundo coração”. O nosso coração bombeia o sangue até os pés e ele retorna pelas veias que ficam nas nossas pernas. Quando ficamos muito tempo sentados, podemos prejudicar essa volta do sangue.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
O ideal é nos movimentarmos sempre, mas sabemos que em alguns casos isso é impossível. Por isso, confira algumas dicas para evitar a dor nas pernas em viagens.
- Meias de compressão – Se você já tem algum problema de circulação, o uso de meias de compressão são essenciais, bem como o uso de sapatos confortáveis – na dúvida tenha sempre um chinelo por perto.
- Movimente-se – Tente mover bastante as pernas durante a viagem. Se você está de carro, faça paradas a cada três horas pelo menos para esticar as pernas e andar um pouco. Se estiver viajando de ônibus ou de avião, procure andar pelos corredores a cada hora, pelo menos. E enquanto estiver sentado procure fazer movimentos circulares com os pés para estimular a circulação.
- Beba água – Manter o corpo hidratado evita que o seu sangue fique grosso demais, portanto tente beber bastante água antes e durante a viagem – e nada de bebida alcóolica!
- Massagem – Massagear as pernas e os pés também ajudam na circulação e com isso evita sentir dor ou ficar com a sensação de que os membros estão pesados. A massagem pode ser feita por você mesmo ao longo da viagem ou por um profissional assim que chegar ao seu local de destino.
Como evitar o riscos de trombose
A trombose não acontece somente em viagens e a melhor maneira de evitá-la (assim como a dor nas pernas) é fazendo atividades físicas, já que elas ativam a circulação. Um tratamento auxiliar que também pode ser feito é a acupuntura.
Como a acupuntura pode ajudar
A acupuntura é uma terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde. As agulhas são aplicadas sobre pontos específicos e por meio dela é possível tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou dores nas pernas, além de melhorar o sistema imunológico.