Como preencher o ESTA com dupla cidadania para entrar nos EUA

Brasileiros com dupla cidadania podem entrar nos Estados Unidos com o ESTA, um processo muito mais simples e rápido

24/03/2022 17:58

Seja em uma viagem com a família, um intercâmbio cultural ou uma visita à negócios, muita gente tem o sonho de conhecer os Estados Unidos.

Com um processo de visto bastante complexo, muitos brasileiros com dupla cidadania tem se beneficiado do ESTA para uma entrada mais simples.

Mas o que é ESTA e como essa autorização de viagem funciona?

Para responder a essa pergunta, é importante entender todos os detalhes dessa autorização, que não é um visto, mas que permite a entrada de visitantes à América.

Saiba como preencher o ESTA com dupla cidadania para entrar nos EUA
Saiba como preencher o ESTA com dupla cidadania para entrar nos EUA - Tony Studio/iStock

Ao descobrir como preencher o ESTA com dupla cidadania você pode verificar se tem as condições necessárias para se beneficiar desse processo de entrada aos Estados Unidos, que promete facilitar a vida dos viajantes.

O que é ESTA e porque ele é mais prático para o viajante?

ESTA é o nome dado para uma autorização de viagem que cidadãos de alguns países do mundo podem solicitar.
Sua principal função é tornar o processo de liberação de entrada em uma fronteira muito mais prático, fazendo todas as verificações necessárias de forma online, sem a necessidade de visitas a consulados ou emissões de documentos.

Um viajante com ESTA consegue emitir uma autorização de viagem para os Estados Unidos (seja para visitas ao país ou passagens pelo aeroporto) por meio de um site pela internet, obtendo a resposta em algumas horas.

A partir do momento que o ESTA é emitido, o turista pode utilizá-lo por até 2 anos, em visitas a turismo que podem durar até 90 dias.

Programa Global Entry permite evitar fila de imigração a quem tem ficha pré-aprovada
Programa Global Entry permite evitar fila de imigração a quem tem ficha pré-aprovada - Josh Denmark/ US Customs and Border Protection

Porém, é importante se atentar para um detalhe importante: somente cidadãos dos países presentes no Programa de Isenção de Vistos podem solicitar um ESTA.

O Brasil não está neste programa. Ainda assim, brasileiros com dupla cidadania em países que fazem parte da Isenção de Vistos podem buscar um ESTA a partir de seus passaportes internacionais.

Quem tem direito ao ESTA?

Atualmente, de todos os países do mundo, somente 40 fazem parte do Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos.

Esse número é limitado pois trata-se de acordos feitos entre os Estados Unidos e os outros países, e leva-se em consideração itens como o número de imigrantes ilegais vindos de uma nação e até relações comerciais.

No Brasil, muitas pessoas contam com cidadania dupla, com nacionalidade de outro país. Essa cidadania pode vir por laços sanguíneos próximos (como pai ou mãe vindos de outra nação), ou por descendência (como antepassados que imigraram para o nosso país).

Alguns dos países que fazem parte do Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos, e são populares como cidadania dupla para brasileiros, são:

● Espanha
● Portugal
● Alemanha
● Itália
● Reino Unido
● Chile
● Luxemburgo
● França
● Polônia

Se você tem dupla cidadania de outro país, vale checar a lista com os países que estão no Programa de Isenção de Vistos para verificar se você tem direito ao ESTA.

Depois, com essa informação em mãos, você vai perceber como preencher o ESTA com dupla cidadania é simples!

Como fazer o seu ESTA?

A verdade é que, comparando com um visto americano tradicional, o ESTA é muito mais simples de ser emitido.
Para solicitar o ESTA com dupla cidadania, todo o processo é feito online. Trata-se de um formulário virtual, em que você vai precisar inserir alguns dados, incluindo informações do seu passaporte secundário.

Na prática, tudo começa ao preencher um formulário, inserindo seus dados pessoais. Observe que, em “local de nascimento”, você pode colocar suas informações do Brasil. Entretanto, no campo nacionalidade, você vai precisar informar o país da cidadania secundária.

Na sequência, você deve preencher os dados sobre o seu passaporte e identidade da dupla cidadania. São poucas questões, mas é muito importante que você preencha tudo com atenção, para evitar erros.

Ao concluir o formulário, é preciso pagar uma taxa em dólares. Depois, é só aguardar para que o ESTA seja confirmado.

Como preencher o ESTA com dupla cidadania, somente, não garante a liberação da autorização de viagem, caso seu ESTA seja negado, saiba que existem formas de reverter a decisão.

As vantagens do ESTA

Não há como negar que todo o processo do ESTA é muito mais simples do que a emissão de um visto tradicional. E essa representa a maior vantagem da autorização de viagem.

Além de ser feito totalmente online, o ESTA exige a inserção de poucas informações, o que faz com que o processo também seja mais rápido.

Você não precisa se deslocar de casa ou mesmo fazer entrevistas em consulados, uma vez que a verificação das informações passa por sistemas de segurança modernos.

O ESTA tem validade de 2 anos (o visto tradicional conta com validade de 10 anos). Entretanto, como se trata de um documento fácil de ser emitido, esse tempo válido menor não é nenhum problema.

Com o ESTA, você pode entrar nos Estados Unidos, conhecer as cidades e ficar por até 90 dias, ou utilizá-lo como visto de passagem, caso você precise fazer uma conexão na América.

Todos os brasileiros terão direito ao ESTA um dia?

Essa é uma boa pergunta. Sabendo como preencher o ESTA com dupla cidadania é fácil, a maioria dos viajantes brasileiros gostariam de ter essa facilidade.

Por enquanto, não há sinais de que o Brasil vá entrar na lista de Programas com Isenção de Vistos dos Estados Unidos. O que significa que, a curto prazo, somente aqueles que podem preencher o ESTA com dupla cidadania vão se beneficiar dessa autorização de viagem.

Enquanto isso, quem não tem dupla cidadania pode buscar meios de entrar nos Estados Unidos com vistos tradicionais, seguindo o processo padrão.

Aos brasileiros com dupla cidadania, fica a vantagem de contar com uma liberação de entrada rápida e prática, para que a viagem para os Estados Unidos seja ainda melhor!