Como viajar de graça ou gastando quase nada com acomodação
Ainda tem gente que cisma em dizer que viajar é algo muito caro e só pra quem tem grana sobrando. Parem com isso! É possível sim ir para diversos lugares do mundo sem ter que gastar nada –ou muito pouco– com acomodação. Você já parou pra pensar em como viajar de graça (ou quase), sem ter que gastar com hospedagem?
Nós, do blog Em Algum Lugar do Mundo, trabalhamos e viajamos ao mesmo tempo. E para ficarmos tanto tempo na estrada, temos que deixar os hotéis de lado e buscar alternativas pra economizar na acomodação. Nós já conseguimos nos hospedar de graça diversas vezes, e por isso reunimos aqui as melhores opções para quem não quer torrar uma grana com hospedagem na próxima viagem. Confira:
House sitting
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Programa oferece intercâmbio para jornalistas na Alemanha
- Guia completo para visitar Fernando de Noronha em 2025
- Portugal sem perrengue: o que um brasileiro precisa saber para viajar
Trata-se de se hospedar em uma casa/ apartamento enquanto os donos se ausentam por um período. Você ocupa a casa em troca de assumir a responsabilidade de cuidar dela. Ou seja, você pode ficar hospedado sem pagar nada por isso, mas deverá manter a casa em ordem, cuidar dos cachorros, do jardim, etc. Essa é sem dúvidas nossa forma preferida de economizar.
Custo: você não paga nada pela hospedagem. O acesso ao site é gratuito para pesquisar as disponibilidades, mas para se candidatar a uma casa você deve pagar uma taxa, que te permite usar o serviço quantas vezes quiser em um ano! Levando isso em consideração, o valor da taxa não é alto e equivale ao preço médio de uma diária de hotel.
Os principais sites que oferecem esse serviço são: Trusted Housesitters, Nomador, House Carers, Luxury House Sitting, House Sit Match e Mind My House.
Trabalho voluntário
Nessa opção você garante acomodação gratuita em troca de trabalho. Normalmente as oportunidades exigem de 3 a 5 horas de trabalho diários e incluem folgas, mas fique atento pois cada vaga tem seus próprios requisitos.
Há milhares de oportunidades diferentes, que variam desde trabalhar na recepção de um hostel até dar aulas de kitesurfe, incluindo também ensinar um idioma para crianças carentes, dar suporte em abrigo de animais, trabalhar em fazendas orgânicas, entre outros.
Custo: variável. Alguns sites são totalmente gratuitos. Outros cobram uma taxa de inscrição (válida por 1 ou 2 anos), mas você não precisa pagar nada pelo trabalho. Há ainda alguns sites que não cobram taxa e que oferecem tanto vagas de trabalho gratuitas como pagas.
Veja aqui alguns sites pra fazer sua busca de trabalho voluntário: Workaway.info; WWOOF, Worldpackers, Volunteers Base, Volunteer Latin America, Staydu, Helpex; HelpStay e Anywork Anywere.
Couchsurfing
Bastante conhecido entre viajantes, couchsurfing é quando você se hospeda na casa de alguém sem ter que pagar por isso. O anfitrião permite que você fique na casa dele(a) de graça e tudo que você precisa é interagir e ter vontade de trocar ideias e experiências com seu host.
Custo: gratuito. Você pode entrar em contato com todo mundo e conseguir uma casa sem pagar nada. Alguns sites cobram para que seu perfil de usuário seja verificado (gerando assim mais credibilidade e aumentando suas chances de ser aceito por alguém), mas esse é um serviço opcional e muitas pessoas não fazem.
Faça sua busca de Couchsurfing nesses sites: Couchsurfing, The Hospitality Club, Global Freeloaders e Welcome Be
Home Exchange ou Home Swaping (troca de casas)
É quando você troca de casas com alguém de outro país (quem assistiu ao filme “O Amor Não Tira Férias” sabe o que é!). Geralmente a troca acontece simultaneamente: você irá ocupar a casa de uma pessoa enquanto ela irá se hospedar na sua casa.
Pode ser um pouco estranho a ideia de alguém se hospedar na sua casa enquanto você não estiver lá, mas lembre-se que você irá fazer o mesmo. O Home Exchange também funciona na base da confiança. E é sempre possível consultar os depoimentos, requisitos, etc.
Custo: A troca de casas é feita gratuitamente, mas os sites de Home Exchange cobram uma taxa de inscriçao, que pode variar entre US$ 30 e US$ 150 dependendo do site.
Alguns sites para buscar Home Exchange são: Love Home Swap, Trampolinn e Home Exchange.
Boat Stay
Já pensou em se hospedar em um barco? Essa modalidade poderia entrar na lista de trabalhos voluntários, pois geralmente a acomodação é cedida em troca de ajuda. Mas o diferencial aqui é que, ao se hospedar em um barco, você garante não só acomodação gratuita como também o transporte!
Dois sites para consultar vagas de Boat Stay são: Findacrew.net e CruiserForum
Qual dessas opções você escolheria para economizar com acomodação na sua próxima viagem?
Adriana e Caio compraram duas passagens só de ida e criaram o blog Em Algum Lugar do Mundo, onde dão dicas de viagens e destinos pra quem não se contenta com 30 dias de férias! Acompanhe o casal pelo site, Facebook e Instagram.
Relato por Adriana Mendonça, do blog Em Algum Lugar do Mundo