Companhia aérea causa polêmica ao pesar passageiros
Segundo a empresa, a pesagem é voluntária e anônima
Polêmica à vista! A companhia aérea finlandesa c voltou a pesar seus passageiros antes do embarque no aeroporto de Helsinque, capital da Finlândia.
Segundo informou a Finnair, a medida visa a aprimorar a segurança de voo, melhorando os cálculos de peso e balanceamento da aeronave usando dados reais de passageiros.
- TAAG tem passagens com descontos de até 50%
- Aeroporto de Guarulhos ganha terminal exclusivo ultra VIP com atendimento personalizado; veja fotos
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- Entenda as mudanças nas regras de bagagem que a Latam e a Gol começaram a aplicar
A medida será adotada até maio e é totalmente opcional. Os passageiros que optarem por participar não terão seus pesos vinculados às informações de reserva, segundo a empresa. O teste começou no início de fevereiro e até o dia 8, cerca de 800 voluntários já haviam participado.
Embora a Finnair não tenha divulgado voos específicos sujeitos às pesagens, a companhia aérea planeja alternar a pesquisa entre voos de curta e longa distância durante o período designado.
“O peso dos clientes e da sua bagagem de mão é calculado utilizando pesos médios confirmados pela Autoridade de Aviação Civil. A opção alternativa é as companhias aéreas utilizarem as suas próprias medições e a confirmação dos seus resultados pela autoridade, ou utilizarem pesos-padrão definidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês)”, diz a empresa no comunicado.
Pesar passageiros
Esta não é a primeira vez que a Finnair pesa passageiros. A empresa já havia realizado o mesmo procedimento em 2018, e como essa média de peso precisa ser atualizada a cada cinco anos, estão repetindo.
Segundo a Finnair, na época, um bom número de voluntários quis participar da pesagem. A companhia espera novamente ter uma boa amostra de voluntários, tanto viajantes de negócios como de lazer.