Companhia aérea colombiana quer transportar passageiros em pé

A companhia aérea VivaColombia está estudando retirar todos os assentos de seus aviões e fazer com que os passageiros viagem em pé.

A ideia da empresa é instalar “cadeiras verticais”, assim, além de caber mais pessoas na aeronave, a medida reduziria custos e as passagens ficariam mais baratas.

A VivaColombia quer permitir que passageiros viajem em pé em voos curtos, com tarifas mais baixas

A proposta, além de inusitada, tem causado polêmica na Colômbia, principalmente pelas declarações do fundador e CEO da empresa Willian Shaw, que disse à uma rádio local que “se os passageiros podem aguentar uma horinha viajando em pé de ônibus por que não podem ficar uma hora de pé em um voo para Cartagena”.

O projeto não foi formalmente apresentado às autoridades do setor, mas o diretor deixou claro que o principal objetivo da VivaColombia é menor o custo possível para impulsionar o turismo local.

“Não é possível admitir que algumas crianças possam ficar no colo de seus pais e outras por serem pobres tenham que viajar de pé se submetendo a esse constrangimento”, disse o diretor da Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra a rádio Caracol.

Apesar de polêmico, o projeto não chega a ser uma novidade. Em 2003, a gigante francesa Airbus apresentou um projeto em que os passageiros realizariam a viagem apoiados numa espécie de assento vertical. O projeto foi declinado após negativa das autoridades de aviação civil da França.

Em 2015, a chinesa Spring Airlines propôs um plano de tarifas baixíssimas para passageiros que se dispusessem a viajar de pé.

Com informações do El Pais,  UOL e The Independent