Confira 9 cidades mais futuristas do mundo

11/05/2015 07:02

Atualmente sabemos que as principais cidades turísticas são famosas por aquelas ruas estreitas de paralelepípedos e todos aqueles detalhes neoclássicos, góticos e barroco que achamos romântico. Porém, a história mudou e vai mudar muito nos próximos anos e quais serão as paisagens do futuro? Se você está se perguntando, então confira as noves cidades que listamos em termos de tecnologia, arquitetura e design futurista.

Masdar City (Emirados Árabes Unidos)

Foto: Forgemind Archimedia/Flickr/Creative Commons
Foto: Forgemind Archimedia/Flickr/Creative Commons

Já pensou em uma cidade zero carbono? Essa é a ideia por trás desta cidade que está sendo construído ao lado do Aeroporto de Abu Dhabi e a expectativa de abrigar seus primeiros 7.000 moradores neste ano. As características incluem energia solar, transporte com energia limpa, ruas da cidade naturalmente resfriadas e policiais “verdes” para monitorar o uso de energia.

Barcelona (Espanha)

Foto: Carlinhos75/Flickr/Creative Commons
Foto: Carlinhos75/Flickr/Creative Commons

 

Não há dúvidas que Barcelona é uma das cidades mais bonitas da Europa, mas essa beleza toda já possui tecnologia instalada. Caminhando pela cidade é possível ver carregadores de telefone nas paradas de ônibus, telas interativas com informações turísticas, ruas com luzes de LED e semáforos inteligentes para o serviço de bombeiros, no caso de incêndio.

Amsterdã (Holanda)

Foto: Kismihok/Flickr/Creative Commons
Foto: Kismihok/Flickr/Creative Commons

 

A capital holandesa é uma cidade verde, não estamos falando desse tipo de verde que você pensou. Estamos falando de Amsterdam Smart City, uma iniciativa visa construir uma Amsterdam mais inteligente incluindo IJburg, o primeiro bairro flutuante da cidade, mas também, o projeto Smart Work, um programa que visa a criação de espaços de coworking para melhorar deslocamentos e reduzir as emissões.

Helsinki (Finlândia)

Foto: Timo Newton-Syms/Flickr/Creative Commons
Foto: Timo Newton-Syms/Flickr/Creative Commons

A capital escandinava da Finlândia é o lar de uma população que aparentemente pensa no futuro. Para ter uma ideia, a cidade de Helsinki possui wi-fi gratuito em toda a cidade, outra curiosidade desse povo, foi na criação de um aplicativo de celular, onde é possível compartilhar o transporte, seja por meio de uma bicicleta ou compartilhar um taxi.

Cingapura

Foto: Khairul Nizam/Flickr/Creative Commons
Foto: Khairul Nizam/Flickr/Creative Commons

 

Localizada no sudeste asiático e considerado como uma cidade do futuro. Começamos com o hotel futurista “Marina Bay Sands” com a espetacular árvore  “Super Tree Grove” . Além disso, Cingapura tenta reduzir o congestimento da cidade com pedágio com preços flexíveis e um sistema de monitoramento nos taxis.

Los Angeles (EUA)

Foto: Troy Johnston/Flickr/Creative Commons
Foto: Troy Johnston/Flickr/Creative Commons

Cidade dos Anjos, além de possuir um design inovador, está prestes a se tornar a primeira cidade em ter uma iluminação pública controlada através de tecnologias móveis. Permitindo o controle remoto dos dispositivos elétricos de iluminação, monitorar a utilização da energia e assim reduzir as manutenções.

Songdo Internacional Business District (Coreia do Sul)

Foto: Dongho Kim/Flickr/Creative Commons
Foto: Dongho Kim/Flickr/Creative Commons

Como Masdar City, Songdo foi construída a partir do zero para ser uma cidade inteligente. Construído em um terreno recuperado próximo ao aeroporto internacional e prevista para ser concluída este ano, a cidade abrange um pensamento inteligente através de um sistema inovador de gestão de resíduos, estações de carregamento para carros elétricos, reserva de  40% das terras para espaços verdes.

Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Foto: Andrew Moore/Flickr/Creative Commons
Foto: Andrew Moore/Flickr/Creative Commons

A arquitetura futurista é uma das características da cidade de Dubai no Oriente Médio, mas a cidade também tem ambições com visão de futuro. Em 2012, o vice-presidente e governador sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum anunciou uma nova iniciativa para uma economia verde, que inclui edifícios verdes, energia sustentável e turismo ambiental. 

Hong Kong (China)

Foto: Jaafar Alnasser/Flickr/Creative Commons
Foto: Jaafar Alnasser/Flickr/Creative Commons

Hong Kong tem o objetivo de transformar a metrópole chinesa em um modelo de “cidade inteligente”, por exemplo, eles possuem um cartão inteligente chamado de octopus (Polvo em português) que é possível fazer pagamentos eletrônicos em supermercados, estacionamentos, transporte públicos entre outros, uma curiosidade, é que apenas 10% da população possuem carros.

Por Wanderluster