Congonhas recebe parecer favorável para operar voos internacionais

Proposta prevê voos internacionais regulares, com foco em rotas de curta e média distância na América do Sul, já em 2028

25/12/2025 11:00

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista , deu mais um passo para voltar a receber voos internacionais. O terminal, administrado pela Aena, recebeu parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, ao pedido de internacionalização do aeródromo apresentado pela concessionária.

A manifestação da SAC reconhece que a proposta da Aena está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Aviação Civil (PNAC) e ao Plano Aeroviário Nacional (PAN), após a análise técnica dos estudos de demanda, utilização da infraestrutura e do plano de ampliação do aeroporto.

Em agosto, Congonhas ampliou o espaço para embarque remoto
Em agosto, Congonhas ampliou o espaço para embarque remoto - Divulgação/Aena

A expectativa da Aena é que os voos internacionais regulares comecem a operar no aeroporto de Congonhas a partir de 2028, priorizando rotas de curta e média distância na América do Sul, conforme noticiamos em em agosto.

Ampliação do aeroporto de Congonhas

A iniciativa de voltar a operar voos internacionais regulares no aeroporto de Congonhas faz parte do projeto de expansão e modernização do terminal, que já está em andamento e segue dentro do cronograma.

Com investimentos superiores a R$ 2 bilhões, as obras devem ser concluídas até junho de 2028, incluindo a entrega de um novo terminal de passageiros, a ampliação das pontes de embarque de 12 para 19, a construção de um novo pátio para aeronaves, hangares adicionais para companhias aéreas e melhorias voltadas à eficiência operacional.

A nova área de embarque remoto do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo
A nova área de embarque remoto do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo - Divulgação

Além disso, segundo a Aena, o projeto prevê a adaptação da infraestrutura para atender às exigências dos órgãos responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário, garantindo conformidade com normas nacionais e internacionais de segurança e facilitando o transporte aéreo.

O diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira, afirmou que a internacionalização é um passo importante para ampliar a conectividade da capital paulista e destacou a localização central do aeroporto e a modernização da infraestrutura.

“Diante da conveniência de termos um aeroporto internacional central, eficiente, rápido e altamente pontual, com um novo terminal moderno, confortável e com serviços de primeira linha dentro da principal metrópole do hemisfério sul, abre-se uma enorme oportunidade de dar um novo salto em conectividade, desenvolvimento econômico e integração regional”, afirma o executivo.

Com o parecer favorável, o processo de internacionalização do aeroporto de Congonhas avança para as próximas etapas de avaliação junto aos demais órgãos competentes.