Congonhas vai ganhar novo terminal e poderá ter voos para Argentina

A previsão é de que as obras comecem ainda este ano e sejam concluídas até junho de 2028

28/03/2024 22:58 / Atualizado em 01/04/2024 12:04

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, vai ganhar um novo e moderno terminal de passageiros e até a possibilidade de voos diretor para Buenos Aires, na Argentina.

As novidades fazem parte do projeto de modernização e ampliação do segundo aeroporto mais movimentado do país anunciadas pela espanhola Aena, operadora do terminal.

Com investimentos na casa dos R$ 2 bilhões, a previsão é de que as obras comecem ainda este ano e sejam concluídas até junho de 2028.

Com a reforma, aeroporto de Congonhas terá pontes de embarques em ambos os lados
Com a reforma, aeroporto de Congonhas terá pontes de embarques em ambos os lados - Divulgação/Aena

A expectativa é que o fluxo de passageiros aumente em um terço, passando dos atuais 22 milhões por ano para 29,5 milhões.

Confira o que muda no aeroporto de Congonhas

 A área de embarque e desembarque vai dobrar de tamanho, chegando a 105 mil m². Todo o projeto contempla a preservação, revitalização e integração das áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico ao novo terminal.

Mapa mostra as novas áreas do aeroporto de Congonhas
Mapa mostra as novas áreas do aeroporto de Congonhas - Divulgação/Aena

A área nova será utilizada para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual será destinado ao desembarque.

Com a ampliação, Congonhas ganha também mais espaço comercial, com uma oferta aprimorada de serviços aos passageiros, que inclui mix de lojas renovado, novas salas VIP, além de locais para escritórios e salas empresariais.

O terminal de embarque terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento.

Novos portões de embarque
Novos portões de embarque - Divulgação/Aena

Serão 19 novas pontes de embarque (os chamados fingers) –hoje são 12, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto, dando novo uso ao hangar tombado (são 8 atualmente).

Com as mudanças, Congonhas vai ganhar 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de 10 para até 17 postos de inspeção (máquinas de Raio-X).

Bagagem e mobilidade

Será instalado, ainda, um novo sistema de processamentos das bagagens com uso de sete esteiras para retirada das bagagens carrosséis – são cinco atualmente, totalizando 228 metros de extensão.

Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao aeroporto de Congonhas, a Aena irá criar um bolsão para carros de aplicativos e de locadoras e uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos.

A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.

Voos internacionais

As mudanças também visam receber aviões de maior capacidade, como o Airbus A321neo. A ideia é que o novo terminal tenha portões de embarque reversíveis –solução usada no Terminal 2 de Guarulhos0–, capazes de acomodar voos internacionais de acordo com a demanda das companhias aéreas.

A expectativa é que a partir de 2028 Congonhas passa a ter uma espécie de ponte-área para Aeroparque, terminal central em Buenos Aires.