Conheça 5 lugares para se aventurar próximos a São Paulo

07/08/2018 14:15 / Atualizado em 05/05/2020 11:15

São Paulo possui mais áreas verdes do que sua fama sugere. Mais de 2 milhões de hectares de sua área correspondem a remanescentes da Mata Atlântica, tornando-se um prato cheio àqueles que adoram superar obstáculos e paisagens deslumbrantes.

Que tal escapar da correria do dia a dia e conhecer um destino encantador? Com ajuda do pessoal do ViajaNet, site de viagens online, selecionamos cidades interessantes do estado para se aventurar e entrar em contato com a natureza. Confira!

Socorro

O Mirante Pedra Bela Vista também reserva muita aventura e belos visuais da natureza local
O Mirante Pedra Bela Vista também reserva muita aventura e belos visuais da natureza local - Divulgação/ViajaNet

Conhecida como “Cidade Aventura”, Socorro fica a 130 km da capital paulista e é o destino ideal para quem curte esportes radicais e ecoturismo.

A Trilha das Cachoeiras, mais famosa da cidade, possui diversas quedas d’água e oferece vistas incríveis, bem como rotas repletas de biodiversidade. O Mirante Pedra Bela Vista também reserva muita aventura e belos visuais da natureza local.

Pedra Bela

Pedra Bela é dona de uma das maiores tirolesas do Brasil,
Pedra Bela é dona de uma das maiores tirolesas do Brasil, - Divulgação/ViajaNet

Situado na Serra da Mantiqueira, o município é valorizado por suas paisagens, trilhas e atividades ao ar livre.

Pedra Bela é dona de uma das maiores tirolesas do Brasil, de quase dois mil metros de extensão, que vai do alto da Pedra do Santuário até o Portal da Cidade, proporcionando uma paisagem de tirar o fôlego e muita adrenalina! Cachoeiras, corredeiras e montanhas majestosas também fazem parte do cartão postal.

Eldorado

Interior da Caverna do Diabo
Interior da Caverna do Diabo - Divulgação/ViajaNet

Localizada no sul de São Paulo, no Vale do Ribeira, a Estância Turística de Eldorado possui mais de 70% de sua área coberta por Mata Atlântica intacta e diversos atrativos; como a Caverna do Diabo, a Cachoeira Queda de Meu Deus, o Mirante do Cruzeiro, com mais de 510 metros, e a Trilha do Lamarca.

Com vasta diversidade cultural, Eldorado oferece uma imersão nos costumes dos grupos quilombolas remanescentes, com comidas típicas, danças tradicionais e circuitos que percorrem as comunidades.

Cunha

Vista da cidade de Cunha, que fica entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar
Vista da cidade de Cunha, que fica entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar - Divulgação/ViajaNet

A cidade dos ceramistas, como é chamada, oferece mais emoção do que parece. Com cenários cinematográficos, campos de lavanda inspiradores e visuais de cair o queixo, Cunha fica no topo da Serra do Mar e oferece opções de trilhas emocionantes.

Uma delas é a do rio Paraibuna, perfeita para os iniciantes, com 1,7 km de extensão. Já os mais experientes podem conhecer a Trilha das Cachoeiras ou a do Rio Bonito, de 14,4 e 7,6 km, respectivamente. As caminhadas são gratuitas e valem a pena o esforço.

São Bento do Sapucaí

A Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira
A Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira - Divulgação/ViajaNet

Divisa com Minas Gerais, a acolhedora São Bento do Sapucaí possui inúmeros atrativos naturais e é um dos destinos preferidos dos ecoturistas.

Quando estiver por lá, conheça o Complexo do Baú, um conjunto de três pedras gigantescas que podem ser vistas de todos os pontos da cidade.

Existem várias trilhas que dão acesso à atração, com muita diversidade e até cavernas pelo caminho. Outras diversões incluem as belíssimas cachoeiras dos Amores e do Toldi, a trilha da Pedra do Cruzeiro e os passeios culturais pela cidade.