Maior anfiteatro do mundo: conheça 6 curiosidades sobre o Coliseu antes de visitar
O Coliseu é um dos pontos turísticos mais antigos e visitados do mundo, além disso tem muitas curiosidades
Construído no século I, cerca de 70 d.C., e localizado em Roma, capital italiana, o Coliseu também é conhecido como Anfiteatro Flaviano. Assim, é um dos pontos turísticos mais antigos e visitados do mundo.
Dessa forma, é um grandioso monumento histórico e arquitetônico. Quem visita esse ponto turístico é teletransportado direto para o passado e para as páginas dos livros de história.
Pensando nisso, te contamos 6 curiosidades sobre o Coliseu antes de você visitar.
- Com essas dicas você consegue melhorar os índices de açúcar no sangue
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
Nome
Não se sabe ao certo a origem do nome Coliseu, mas acredita-se que foi dado porque o monumento foi construído sobre o lago da casa de Nero. O local contava com uma grande estátua do imperador chamada de “Colosso”.
O ponto turístico também é chamado de “Anfiteatro Flaviano”, pois a Dinastia Flaviana estava no poder quando ele foi construído.
Coliseu é maior anfiteatro do mundo
Apesar de ter sido construído há quase 2000 anos, o Coliseu é o maior anfiteatro do mundo até hoje.
Com isso, o local tem 50 metros de altura, 189 metros de comprimento e 156 metros de largura. Assim, pode acomodar de 50.000 a 80.000 pessoas.
Construção
Para a construção do monumento, estima-se que entre 60.000 e 100.000 pessoas foram empregadas.
Assim, a maioria eram escravos de Jerusalém. Isso ocorreu depois que os romanos venceram a Guerra Judaico-Romana e saquearam o Templo Judaico de Jerusalém.
Material utilizado
Para construir o Coliseu, foi utilizado a pedra de travertino, extraída em Tivoli, cidade localizada a cerca de 32 km de distância.
Desse modo, estima-se que 100.000 metros cúbicos do material foram necessários para construir este monumento.
Salas e passagens subterrâneas
Com toda a sua grandeza, o Coliseu possui uma rede subterrânea, chamada de Hipogeu, com diversas salas e passagens.
Dessa forma, animais e gladiadores eram mantidos nesses lugares antes de suas lutas. Assim, havia 80 eixos verticais que levavam do Hipogeu à arena, que possui 36 armadilhas, usadas na época para efeitos especiais.
Destruição
O monumento histórico já não possui mais toda sua estrutura. Com o passar dos anos, o Coliseu foi severamente danificado por, pelo menos, 3 incêndios de grandes proporções e 4 terremotos.
Dessa forma, o lugar precisou ser submetido a diversos reparos e reformas para restaurá-lo da melhor forma possível e preservar toda a história.