Últimas notícias:

Loading...

Conheça 6 semelhanças entre o Brasil e Cuba

Curiosidades e semelhanças entre destinos brasileiros e a ilha caribenha

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Você já tinha reparado que são muitas as semelhanças entre o Brasil e Cuba? Não acredita?

Confira abaixo uma lista que mostra que ambos os países têm mais do que belas praias:

Cuba
Crédito: Bim/iStockConheça 6 semelhanças entre o Brasil e Cuba

1 – Obras de arte públicas feitas de bronze

E se esfregar a barba de uma estátua pudesse te trazer prosperidade? Pois é exatamente essa superstição por trás da figura de El Caballero de Paris, na Velha Havana, em Cuba.

A homenagem feita a José María López Lledín, homem que percorreu vários locais da capital cubana desde os anos de 1950, fica localizada no centro histórico da cidade.

Sem o mesmo mistério, mas com charme semelhante, há no Rio de Janeiro a estátua de Carlos Drummond de Andrade, a beira mar da praia de Copacabana, importante ponto turístico e uma das obras públicas mais famosas do país.

Em Salvador, cidade com maior população negra do Brasil, há, também no centro histórico, uma estátua de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra durante o período de escravidão.

2 – Belos prédios

Tanto Havana quanto São Paulo são cidades influenciadas por diversos tipos de arquitetura. Os prédios da capital cubana misturam estilos da arquitetura mourisca -do norte da África e partes da Espanha e Portugal-, italiana, grega e romana.

Do estilo art, oriundo da Europa em 1910, até o eclético, que resultou no Theatro Municipal, São Paulo também é repleta de história.

3 – La Avenida San Juan?

Cuba também possui uma avenida repleta de atrações culturais, de dia e à noite: a Calle Obispo. Ali, além de admirar a bela arquitetura local de Havana Velha, o visitante pode provar da culinária típica e aproveitar as badaladas noites cubanas.

Em São Paulo, o centro velho abriga a tradicional Avenida São João, que também proporciona essa experiência: há edifícios antigos, além de pontos turísticos famosos, como a Galeria do Rock e a Praça das Artes. A vista desta avenida, que inspirou a música Sampa, de Caetano Veloso (1978), com certeza vale o registro.

4 – Igrejas

A arte sacra e a arquitetura das igrejas dos dois países também são muito parecidas – e atraem viajantes do mundo todo. Em Cuba, a Catedral de San Cristóbal, construída entre 1748 e 1777 pelos jesuítas, é um dos destinos mais procurados pelos turistas, assim como a Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, construída em 1911 e localizada no centro histórico da capital paulista.

5 – Museus alcoólicos

Arte é o que a gente considera que é arte. Em Cuba, para os amantes de sabores marcantes, há o Museo del Rum, onde é possível conhecer a história da bebida mais tradicional do país: e não precisa nem sair de lá para experimentá-la.

E no Brasil o que não poderia faltar é o Museu da Cachaça. Localizado em Paty dos Alferes, no interior do Rio de Janeiro, ele foi criado em 1991 com o objetivo de manter a memória dessa típica bebida alcóolica brasileira.

6 – Praias paradisíacas

A Ilha do Amor, em Alter do Chão, no Pará, e a Ilha do Campeche, em Florianópolis, em Santa Catarina, são apenas alguns exemplos de praias paradisíacas brasileiras – outra semelhança com Cuba. A praia Nava, em Baracoa, e a praia Sirena, em Cayo Largo, são ótimas opções para os viajantes que escolhem a ilha caribenha como destino.

Quer saber mais? Assista ao 2º Festival de Cultura Cubana, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, 100% online e gratuito, com atrações musicais, poesia, dança, performances e muitas informações para quem quer conhecer melhor a ilha caribenha.

Compartilhe: