Como visitar a Caverna do Diabo, uma das mais bonitas do Brasil

Atrativo natural no interior de SP conta com cerca de 6 km de galerias, mas apenas 600 metros estão abertos à visitação turística

Em parceria com Tripr - Lugares Incríveis
08/09/2022 11:43 / Atualizado em 31/05/2023 16:10

Trilhas, cachoeiras, rapel, cavernas, tirolesa, muita aventura e tudo o que os turistas mais aventureiros gostam, o município de Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), oferece.

Uma das atrações imperdíveis e a Caverna do Diabo, sem dúvida uma das mais belas do Brasil. São mais de 6 km de galerias, dos quais, 600 metros estão abertos para visitação turística. Ela fica dentro do Parque Estadual da Caverna do Diabo e tem um desnível de 175 metros.

Entrada da Caverna do Diabo
Entrada da Caverna do Diabo - Luan Alves Chaves/Wikimedia Commons

Primeiramente, o turista é levado por um circuito turístico, onde são apresentados os grandes salões, iluminados estrategicamente para exaltar a beleza das formações internas da caverna.

Em seguida, o guia os levará em direção à garganta do diabo, seguindo o leito do rio que passa ali por dentro e transpondo obstáculos como rochas enormes, corredeiras e poços.

Finalmente, é chegada a garganta do diabo, onde há uma cachoeira belíssima! Transpondo o seu véu é possível entrar na garganta e registrar as melhores fotos e ter a experiência mais radical e empolgante

Um dos salões internos da Caverna.
Um dos salões internos da Caverna. - Luan Alves Chaves/Wikimedia Commons

A fim de garantir a segurança de cada visitante, o parque conta com um sistema de gestão de segurança que obedece ao ISO 21101 e as trilhas precisam ser agendadas mediante a compra de um ingresso.

Além da Caverna do Diabo: Trilha do Vale das Ostras

Mais do que uma simples trilha, essa se trata de uma verdadeira “water trekking”, onde se percorrem diversas cachoeiras de água cristalina, formadas no Ribeirão das Ostras.

Cachoeira Queda do Meu Deus e Vale das Ostras
Cachoeira Queda do Meu Deus e Vale das Ostras - Secretaria de Turismo de Eldorado

Além de fazer todo o circuito, o trilheiro pode escolher também um passeio intermediário (6 km), que leva cerca de 3h30 e inclui mais de 40 pontos de água, entre cachoeiras, córregos e piscinas naturais.

Cachoeira Queda do Meu Deus

Cachoeira Queda do Meu Deus e Vale das Ostras
Cachoeira Queda do Meu Deus e Vale das Ostras - Secretaria de Turismo de Eldordo

Finalizando o passeio, chega-se à cachoeira da Queda do Meu Deus, considerada a mais bonita do estado de São Paulo.

Essa atração pode ser visitada individualmente ou como encerramento da Trilha do Vale das Ostras.

Petar – Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira

Afastando-se um pouco de Eldorado, entre Iporanga e Apiaí, fica o PETAR. Seu roteiro conta com mais de 250 cavernas, vales, montanhas, rios e cachoeiras em meio a uma porção preservada da Mata Atlântica.

Salão dos Vulcões na Caverna Santana
Salão dos Vulcões na Caverna Santana - Rafael Rodrigues Camargo/Wikimedia Commons

A fim de facilitar o acesso dos turistas, o parque se divide em quatro núcleos: Núcleo Caboclos, Núcleo Casa de Pedra, Núcleo Ouro Grosso e Núcleo Santana.

Caverna Temimina no Petar
Caverna Temimina no Petar - C. R. Malaquias/Wikimedia Commons

É possível encontrar excursões e trips na plataforma Tripr, que monitora e compara os preços de mais de 100 agências de ecoturismo, que oferecem as melhores trips e excursões com total segurança.

Compare as viagens de ecoturismo entre as diferentes agências no site e encontre as melhores trips  para a Caverna do Diabo e dezenas de trilhas possíveis!

Participe do meetup da Tripr e do grupo de whatsapp, para saber das melhores trips e excursões!