Conheça algumas das principais cidades produtoras de cachaça

Nesta segunda-feira, dia 13, é comemorado o Dia da Cachaça, uma das bebidas alcoólicas que o Brasil mais produz e aprecia. Quando turistas vêm ao país, e até quem viaja de uma cidade a outra, sempre vão buscar uma lojinha que vende doces, lembranças e cachaça. Nossos engenhos e alambiques fazem parte da história, a maioria possui diversos tipos diferentes da bebida.

Todos os anos, em agosto, Paraty realiza um dos mais tradicionais festivais da cachaça do país[/img]

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty é um dos eventos mais tradicionais da cidade e reúne os mais conhecidos alambiques da região: Pedra Branca, Engenho d’Ouro, Paratiana, Corisco e Coqueiro. Só Paraty já chegou a ter mais de 250 engenhos, todos considerados de boa qualidade.

Ouro Preto (MG)

A principal da cidade, a Cachaçaria Milagre de Minas, possui mais de 100 rótulos de fabricação própria e as mais tradicionais de Minas Gerais. As cachaças de Milagre de Minas são todas produzidas a partir de pesquisas botânicas e misturam ervas aromáticas. Ela e as demais cachaçarias de Ouro Preto fazem parte do circuito turístico da Estrada Real.

Tracunhaém (PE)
A cidade pernambucana abriga o Museu da Cachaça, que possui cerca de 12.400 rótulos diferentes da bebida e é uma das principais atrações de Tracunhaém. O museu, além de expor a bebida, também disponibiliza a venda e degustação livre.

Salinas (MG)

Mais uma cidade com um acervo próprio de Museu da Cachaça. Nesse são expostos 1.700 rótulos da bebida. Algumas das melhores cachaças do Brasil são produzidas em Salinas, afinal ela é conhecida como a capital da bebida no país. Vale lembrar que a entrada no museu é gratuita.

Guararema (SP)

Também no interior de São Paulo, Guararema abriga o Engenho do Salto, conhecido como “do 77”, que existe há mais de 100 anos e é o principal da região. A cachaça desse engenho já foi exportada até para a Inglaterra! Nele também é produzido um delicioso licor de leite.

Maranguape (CE)

O museu pertence à família Telles, dona da Ypióca, uma das cachaças mais famosas e apreciadas do Brasil! O Museu da Cachaça, que fica no município de Maranguape, próximo à capital Fortaleza conta a história e processo de fabricação da marca. É nele também que se encontra o maior tonel de madeira do mundo: 8 metros de altura e capacidade de 374 mil litros.

Tiradentes (MG)

Como toda boa cidade mineira, Tiradentes esbanja opções de boas cachaças locais, com lojas que chegam a vender 540 rótulos diferentes. Em uma pequenina cidade vizinha, Coronel Xavier Chaves, fica o tradicional Engenho Boa Vista, que é da família de Tiradentes e foi construído há quase 250 anos.

Bragança Paulista (SP)
É no interior de São Paulo que fica localizado o Galpão Busca Vida e é produzida a cachaça que leva o mesmo nome, que é feita com mel e limão e conhecida em diversos locais. Por lá é possível comprar a cachaça por um preço mais em conta, inclusive. Outros rótulos da bebida também são produzidos na região.

Canela (RS)

As cachaças da região da Serra Gaúcha são consideradas mais nobres, que chegam a ficar em descanso por 3 anos. O principal alambique local é o Flor do Vale, que além das deliciosas cachaças, possui até mesmo um parque com muito verde para crianças e adolescentes se divertirem também.

Recife (PE)

A capital pernambucana produz cachaças há muitos anos, dentre elas está a famosa Santa Dose. Já a cachaçaria Carvalheira é referência na produção da bebida em Recife. A cidade inclusive recebeu em 2015 uma delicatessen especializada em cachaças artesanais que dispõe degustação de diversos rótulos para os clientes comprarem.
Esses são apenas alguns dos maiores destinos “cachaceiros” do Brasil. Mas você, apreciador da deliciosa e tradicional cachaça, se interessou por esses destinos?