Conheça as locações de ‘Insânia’, nova série do Star+

Protagonizada por Carol Castro, a série explorou locações que fogem do eixo Rio de Janeiro-São Paulo

14/12/2021 19:38

‘Insânia’, nova série brasileira do Star+, é um mix policial e terror psicológico. A trama é protagonizada por Carol Castro, que vive perita criminal Paula, internada num hospital psiquiátrico após uma tragédia familiar.

No isolamento, lutando para manter sua sanidade mental, Paula vagueia por caminhos sombrios e duvidosos, chegando à beira da insanidade, enquanto investiga o verdadeiro motivo de sua hospitalização desvendando uma conspiração aterrorizante.

Ideia original de Lucas Vivo e roteiro de Marcelo Slavich, Walter Slavich, Flor Canosa, García Lagos e Lucas Vivo, “Insânia”,  dirigida por Gustavo Bonafé (“Irmandade” e “O Doutrinador”), explorou locações que fogem do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, tendo grande parte da série gravada nas cidades paranaenses de Lapa, Campo Tenente e Curitiba.

Confira abaixo algumas das locações de “Insânia”.

Cidade histórica de Lapa

O principal cenário de “Insânia” é o hospital em que Paula (Carol Castro) é internada. Para reproduzir o cenário, a equipe de locação utilizou o Hospital Regional da Lapa São Sebastião, na cidade histórica de Lapa, a  71 km de Curitiba.

Fachada do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, na cidade de Lapa, que em “Insânia” é a clínica do Dr. Schültz
Fachada do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, na cidade de Lapa, que em “Insânia” é a clínica do Dr. Schültz - Divulgação/Star+

A casa de saúde foi fundada em 1927 e até hoje é pioneira e referência no tratamento da tuberculose.

Algumas cenas foram gravadas no prédio principal que ainda funciona, nas áreas externas da clínica, no antigo cemitério e na ala desativada.

Parte desativada do Hospital que foi usada nas gravações de "Insânia"
Parte desativada do Hospital que foi usada nas gravações de “Insânia” - Divulgação/Star+

Durante as gravações, a equipe relatou ouvir barulhos estranhos e, inclusive, visagens de possíveis “espíritos” nas áreas desativadas do hospital.

Gravações em Campo Tenente

A pequena Campo Tenente, a 93 km de Curitiba, também foi uma das locações de “Insânia”. A emblemática Ponte de Ferro, que antigamente era passagem de trem e hoje é trecho de estrada, foi usada de cenário do acidente da filha de Paula, onde o carro é encontrado carbonizado.

A famosa Ponte de Ferro de Campo Tenente (PR), onde tudo acontece em “Insânia”
A famosa Ponte de Ferro de Campo Tenente (PR), onde tudo acontece em “Insânia” - Divulgação/Star+

Não muito longe da Ponte de Ferro, encontra-se também um galpão que foi uma antiga serraria chamada Stalke, fundada em 1895, também utilizado como locação da série.

Galpão Campo Tenente (PR), em cena da série brasileira “Insânia”
Galpão Campo Tenente (PR), em cena da série brasileira “Insânia” - Divulgação/Star+

Locações em Curitiba

O famoso Castelo do Batel foi, na série, a casa do Dr. Schütz. O local é uma relíquia arquitetônica que se impõe na mais nobre região de Curitiba, e que foi cenário de grandes festas nas últimas décadas, contando também com hóspedes ilustres como o presidente Juscelino Kubitscheck, a princesa Yukiro e o príncipe Takahito Mikasa do Japão, o príncipe Bernard da Holanda, entre outros.

Além do Castelo do Batel, “Insânia” também foi gravada em um outro prédio histórico, a Segunda Regional de Saúde do Paraná (SESA), localizado no centro de Curitiba. Lá, foram feitas as cenas do interior da clínica do Dr. Schütz.