Conheça Charles Kuonen, a maior ponte pedonal suspensa do mundo

Aviso: até as fotos vão lhe dar vertigem; assista ao vídeo no final

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
23/10/2018 23:47 / Atualizado em 05/05/2020 12:03

Em meados do ano passado foi inaugurada na Suíça a maior ponte suspensa para pedestres do mundo. A Charles Kuonen com seus 494 metros de comprimento e a 86 acima do solo, superou os 430 metros da “passarela” sobre o Canyon Zhangjiajie, na China.

Para quem não sofre de acrofobia, a paisagem da ponte Charles Kuonen é de encantar
Para quem não sofre de acrofobia, a paisagem da ponte Charles Kuonen é de encantar - Divulgação/Tourism Zermatt

A ponte suíça risca o céu do vale de Randa, entre as cidades de Grachen e Zermatt, e faz parte de um dos mais bonitos circuitos de trekking do país –o Europaweg. Este percurso de 33 quilômetros com trilhas sombreadas pelo Monte Dom tem vista panorâmica para o imponente e mítico Matterhorn, um desafio contínuo para os alpinistas com seus 4.478 metros de altura. Têm-se ainda a visão das montanhas Weisshorn e Bernese que enriquecem o itinerário com jogos de luzes e cores sobre suas encostas.

A ponte liga as cidades de Zermatt e Grächen ao longo da trilha Europaweg
A ponte liga as cidades de Zermatt e Grächen ao longo da trilha Europaweg - Divulgação/Tourism Zermatt

O ideal agora é não dizer mais nada e deixar o viajante entregue ao seu próprio feeling, e curtir à sua maneira esse que já é considerado um dos mais interessantes passeios da Suíça. Nada prepara o aventureiro para as surpresas da alternância da paisagem. Mas Edith Zweifel, do Conselho de Turismo local faz um spoiler …”caminhar sobre a ponte suspensa e olhar para baixo, no abismo, é uma das mais emocionantes experiências que um viajante pode ter”.

A ponte tem 494 metros de comprimento
A ponte tem 494 metros de comprimento - Divulgação/Tourism Zermatt

Para os que têm propensão à acrofobia (medo de altura) é bom estar acompanhado de pelo menos dois amigos, um na frente e outro atrás, para não entrar em pânico quando a ponte suspensa começa a balançar pela força do vento. E isso vale para todos, certo? Pois uma viagem original precisa de um upgrade de adrenalina.

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado