Conheça as cidades da Grécia olímpica

06/08/2016 11:12 / Atualizado em 07/05/2020 03:52

Foi dada a largada para o maior evento esportivo do mundo, neste ano sediado no Brasil. Sabemos que as Olimpíadas nasceram na Grécia e que só depois de algum tempo se disseminou pelos demais países.

Mas depois de todo esse tempo, como são as cidades gregas berço do espetáculo nos dias de hoje como destinos de viagem? O pessoal da CVC Viagens fez uma seleção de lugares que não podem ficar de fora do roteiro para quem é faã de esportes.

Olímpia

Olímpia foi a cidade onde tudo começou. Tanto tempo depois, a cidade hoje possui belíssimas ruínas e os pontos turísticos que relembram a época da primeira Olimpíadas. Ela não é importante só para a história do evento esportivo, mas também para toda a Grécia.

 
 

A principal atração turística local é o Estádio Olímpico, onde ocorriam as principais provas e corridas. Ele possui 192 metros e abrigava cerca de 40 mil pessoas. Mas os museus não podem ser esquecidos! O museu mais visitado lá é o Arqueológico, onde você encontra a estátua de Hermes, por exemplo.

A cidade também ficou conhecida por ter hospedado uma das sete maravilhas da antiguidade, uma estátua de Zeus talhada em ouro e marfim por Fídias e que possui 12 metros de altura.

O principal templo local, o de Hera, também conhecido como Heraion, até hoje é o lugar onde a tocha Olímpica é acesa. Zeus também possui o seu, que abrigava a sua gigante estátua.

Atenas

Os jogos foram proibidos em 392 a.C. por serem considerados pagãos, mas em 1896 voltaram ao solo do seu país natal, porém sediados na capital, Atenas. Aqui você tem a oportunidade de conhecer o ponto mais importantes do país: a Acrópole de Atenas.

A Acrópole abriga itens históricos como o Parthenon e o Templo de Atenas Nice, ambos dedicados à deusa que dá nome à cidade.

Os museus também são itens essenciais de uma visitar para conhecer melhor, Atenas abriga o Museu Nacional Arqueológico, um Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Ágora Antiga. E apesar de não ter sido usado para as Olimpíadas na época, o Estádio Panathinaiko atrai diversos turistas pela beleza de suas ruínas.

Mas na capital nem tudo se resume a antiguidades. A vida noturna de lá é agitadíssima e promete te animar muito após um dia de passeios históricos.

Bom, os destinos que originaram as Olimpíadas na Grécia são muito recomendados para aqueles que se interessam por história e arquitetura, pois abrigam itens históricos mundiais que merecem ser admirados de perto.