Conheça Madaba, a cidade dos mosaicos na Jordânia

Localizada a 30 km da capital Amã, Madaba abriga o famoso mapa de mosaico de Jerusalém

05/08/2019 19:20 / Atualizado em 10/08/2019 20:23

Conhecida pelos seus espetaculares mosaicos bizantinos e omíadas, Madaba, na Jordânia,  é a cidade do famoso mapa de mosaico de Jerusalém e da Terra Santa. Com dois milhões de peças de cores vivas feitas de pedra local, o mapa ilustra colinas, vales, aldeias e as cidades até o Delta do Nilo.

Parte do mapa de mosaico de Jerusalém, que fica Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge
Parte do mapa de mosaico de Jerusalém, que fica Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge - Divulgação

O mapa de mosaico de Madaba cobre o chão da Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge, situada na região noroeste da cidade. A igreja foi construída em 1896 sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século 6. O painel de mosaicos que contém o mapa tinha originalmente um tamanho de 94 metros quadrados. Atualmente, um quarto do mapa foi conservado.

Outras obras de arte de mosaicos encontradas na Igreja da Virgem e dos Apóstolos e no Museu Arqueológico descrevem uma extravagante profusão de flores e plantas, aves e peixes e animais exóticos, bem como cenas da mitologia e de caça, pesca e agricultura do dia a dia.

A cidade mercantil de Madaba é mais conhecida por uma coleção de mosaicos da época bizantina
A cidade mercantil de Madaba é mais conhecida por uma coleção de mosaicos da época bizantina - mtcurado/iStock

Há ainda centenas de outros mosaicos dos séculos 5 a 7 espalhados pelas igrejas e casas de Madaba.

Com o compromisso de restaurar e de conservar as suas obras de arte de mosaicos, o grande complexo do Parque e Museu Arqueológico engloba as ruínas de várias igrejas bizantinas, incluindo os impressionantes mosaicos da Igreja da Virgem e da Sala Hipólito pertencente a uma mansão do século 6.

Mosaico no complexo do Parque e Museu Arqueológico de Madaba
Mosaico no complexo do Parque e Museu Arqueológico de Madaba - Oleksii Hlembotskyi/iStock

Perto da Igreja da Virgem fica o Instituto de Arte e Restauro de Mosaicos de Madaba que funciona sob o patrocínio do Ministério do Turismo. Único projeto de sua espécie no Oriente Médio, o instituto forma artesãos na arte da fabricação, reparação e do restauro de mosaicos.