Conheça o Icon of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo

Navio é cinco vezes mais pesado que o Titanic; viagem inaugural está marcada para janeiro de 2024; veja fotos

23/10/2023 10:30 / Atualizado em 23/01/2024 19:24

Uma pequena cidade sobre o mar. Assim pode ser classificado o Icon of the Seas (“Ícone dos Mares”, em português), o maior cruzeiro do mundo.

O navio da armadora norte-americana Royal Caribbean conta com vários toboáguas, piscinas, bares, restaurantes e mais de 20 decks. Cinco vezes maior que o Titanic, a embarcação tem capacidade para 7.960 pessoas –5.610 hóspedes acomodados em 2.805 cabines.

Detalhe do Icon of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo
Detalhe do Icon of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo - Divulgação/Royal Caribbean

Essa capacidade supera a população de uma das cidades turísticas mais visitadas no interior de São Paulo, Águas de São Pedro.

Em comparação com o Oasis of the Seas, lançado em 2009 como o maior navio do mundo na época, o Icon of the Seas supera sua capacidade de ocupação em 1.210 hóspedes.

Os navios de cruzeiro são classificados de acordo com a arqueação bruta, a medida do volume interno e é neste quesito que o Icon of the Seas supera, com 250.800 toneladas brutas, o hoje maior em operação, Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean, que chega a 235.600 toneladas brutas.

Sua primeira viagem está prevista para janeiro de 2024 com embarque no porto de Miami, na Flórida (EUA).

‘Bairros’ e o maior parque aquático do mundo no mar

O Icon of the Seas é dividido em oito “bairros”, que correspondem a áreas distintas definidas pela empresa como “um destino em si, repleto de experiências, entretenimento ao vivo e gastronomia internacional”.

No bairro de Thrill Island, por exemplo, fica o Category 6, maior parque aquático de um navio de cruzeiros do mundo, com seis toboáguas.

Uma das atrações, a Pressure Drop, tem inclinação de 66º, primeiro escorregador de queda livre aberto de um navio. Já o Frightening Bolt, tem 14 metros de altura e é o escorregador mais alto em um cruzeiro.

Na mesma área, o Crown’s Edge promete acelerar o coração dos turistas com uma trilha suspensa a 48 metros acima do mar.

As piscinas do navio Icon of the Seas

Além disso, os hóspedes podem relaxar em outras sete piscinas a bordo, com um bar molhado e piscina infinita suspensa.

A primeira delas, Swim & Tonic, deve ser o primeiro bar no meio da água e sobre o oceano. A segunda, Royal Bay Pool, promete ser a maior piscina dos mares.

Surfside é local voltado a famílias, com áreas e brinquedos também às crianças
Surfside é local voltado a famílias, com áreas e brinquedos também às crianças - Divulgação/Royal Caribbean

Já a Cloud 17 é apenas para adultos, enquanto a Cove Pool terá bordas infinitas. Nos seus entornos ainda deve estar o primeiro bar para coquetéis congelados da Royal Caribbean.

No topo do navio fica o AquaDome, espaço com vistas panorâmicas equipado ainda com uma cachoeira artificial –à noite o complexo ganha vida com restaurantes e shows aquáticos.

Cabines do maior navio de cruzeiros do mundo

Outro destaque do Icon of the Seas é relacionado às cabines voltadas para famílias, que possuem layouts diferentes e acomodam de três, quatro, cinco e até mais hóspedes – a maior categoria é a Ultimate Family Townhouse, com três andares.

As outras –Family Infinite Balcony e Surfside Family Suite– os quartos das crianças ficam separados de adultos, oferecendo mais privacidade para os pais relaxarem.

O Icon of the Seas será o primeiro navio de uma nova série dentro da companhia: a classe Icon. Ele também será a primeira embarcação da Royal Caribbean com tecnologia de célula de combustível movido a gás natural liquefeito (GNL).

Roteiros pelo Caribe

Os pacotes para viagens a bordo do Icon of the Seas já estão à venda. O navio fará roteiros de sete pelo Caribe o ano todo por destinos como Cozumel (México); Philipsburg (St. Maarten) e Roatán (Honduras).

As saídas ocorrem a partir de Miami e todos os cruzeiros passarão pela CocoCay, ilha exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas.