Conheça o litoral do Alentejo e seus arredores

27/07/2017 00:03

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo –a maior região do país– oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

E a melhor época para conhecer o Alentejo é no verão europeu, pois toda sua riqueza natural ganha ainda mais destaque. Suas belezas vão além dos vinhedos e planícies que tanto fascinam seus visitantes do interior até a costa. Saborear um bom vinho alentejano junto com as delícias típicas de sua deliciosa gastronomia é uma experiência que merece ser vivida.

Vista da praia do Salto, em Porto Covo,na região do Alentejo
Vista da praia do Salto, em Porto Covo,na região do Alentejo - Scosta

Então prepare-se para aproveitar o calor e fazer um roteiro completo pelo litoral alentejano, conhecendo locais paradisíacos com areias douradas e paisagens que são verdadeiros cenários cinematográficos.

O tour começa por um dos mais extensos areais de Portugal, a praia de Tróia Galé, na península de Tróia. Para chegar até lá, o viajante pode pegar o ferry boat em Setúbal. O transporte também leva carros em um trajeto de uma hora, em que já é possível admirar a paisagem.

Praia do Carvalhal, em Comporta
Praia do Carvalhal, em Comporta

Aproveite a estadia para conhecer também o rico patrimônio histórico como as ruínas romanas, local com mais de 2.000 anos de história situado em um espaço abençoado pela natureza. Tróia também conta com atrações como a observação de golfinhos na reserva Natural do Estuário do Sado, um verdadeiro paraíso natural.

A apenas 30 minutos de Tróia, o próximo destino é a praia do Carvalhal, em Comporta. Sua beleza singular harmoniza com a natureza do entorno, característica que a tornou uma das finalistas na eleição das sete maravilhas de Portugal. A 20 minutos de carro, é possível descobrir o castelo de Alcácer do Sal, imponente edifício de arquitetura de estilo islâmico, e a sua pacata vila.

Vista da igreja Matriz de Sines com a estátua do navegador português Vasco da Gama
Vista da igreja Matriz de Sines com a estátua do navegador português Vasco da Gama - Scosta

A próxima parada une tranquilidade para crianças e águas agitadas para esportistas. A pouco mais de 30 minutos da praia do Carvalhal, está a encantadora Lagoa de Santo André, uma enorme reserva de água salgada situada literalmente ao lado do oceano, perfeita para levar os pequenos.

Seguindo a costa por apenas 20 minutos fica a simpática cidade de Sines, que abriga um museu que conta a história do navegador Vasco da Gama, com artefatos de toda a história do povoado e que levam os visitantes para uma verdadeira viagem no tempo.

Vista da praia Grande, em Porto Covo
Vista da praia Grande, em Porto Covo

Antes de partir, não deixe de saborear a rica gastronomia de Sines, que possui frutos do mar como ingrediente principal. Entre as opções se destacam a açorda de marisco, a feijoada de búzios a as migas com peixe frito. Depois de recarregar as energias, que tal se aventurar nas profundezas do mar e ver as impressionantes formações de corais de Porto Covo?

Após um delicioso banho de mar, siga para o interior da região para apreciar as ruínas do sítio arqueológico de Miróbriga, em Santiago do Cacém. Localizada a apenas 18 quilômetros de Sines, é um importante vestígio da ocupação romana em Portugal.

A freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo
A freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo - Luis Guerreiro

Seguindo viagem rumo ao sul, a sugestão é conhecer Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo.

A poucos minutos de Milfontes, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo. Recortada por altas falésias, de onde se pode apreciar a incrível vista para o oceano, conta com diversas pequenas praias. Há boas opções para praticantes de surfe e bodyboard, com águas mais agitadas e muito concorridas por seus festivais durante o verão europeu.