Conheça o norte da Espanha e de Portugal de carro

15/02/2016 19:35

A espanhola Santiago de Compostela  e a portuguesa Porto também são bem conhecidas pelos turistas brasileiros. O que muitos não sabem é que há muitas cidades interessantes para explorar ao redor desses lugares. Cada região traz uma surpresa e é possível conhecer distintas culturas em poucas horas e até minutos de viagem entre Portugal e Espanha.

Em primeiro lugar, esqueça a Espanha do flamenco e das touradas. A viagem pode começar pela mítica Santiago de Compostela. Você saberá que chegou na Galiza ao escutar um idioma familiar ao português, o galego, e ouvir pelo caminho as gaitas de fole de seus ancestrais celtas.  Porém, não há dúvidas que em suas veias há a latinidade espanhola. Lendas, monumentos e sua arquitetura mostram rastros das diferentes culturas que passaram pelo seu território.

Vista da Torre de Hércules, na região espanhola de La Corunha
Vista da Torre de Hércules, na região espanhola de La Corunha

Não deixe de saborear um vinho de Ribeira Sacra e comer “pulpo a la gallega” (polvos cozidos por inteiro e servidos com sal, azeite e pimentão). Aproveite para ir aos barzinhos dessas cidades: ao pedir um copo de cerveja ou uma taça de vinho, muitos trazem uma tapa (petisco) de graça. A paisagem da Galiza inclui belas praias e montanhas o que atrai turistas de todo tipo.  Esse roteiro que termina em Vigo pode ser feito no máximo em dez dias e permite ao visitante descobrir as principais e mais belas cidades da região.

Depois de Vigo, comece a conhecer Portugal por Valença do Minho. Se chegar lá em um final de semana, irá encontrar os vizinhos espanhóis comprando artesanatos. Duvida? Observe as placas dos carros no estacionamento próximo à fortaleza.

Portugal nasceu ao norte. Perca-se pelas velhas muralhas e fortalezas que tem lugares encantadores e repletos de lindas paisagens. É obrigatório degustar um vinho, afinal, a região do Porto produz alguns dos melhores do mundo, além de uma gastronomia muito especial.  A página da Comissão Europeia de Turismo (ETC- European Travel Commission), traz várias informações de roteiros de viagem na Europa.

ESPANHA

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela surgiu a partir do descobrimento do túmulo do apóstolo Santiago no século 11
Santiago de Compostela surgiu a partir do descobrimento do túmulo do apóstolo Santiago no século 11

Não precisa ser peregrino para sentir a espiritualidade de Santiago de Compostela, cidade que surgiu a partir do descobrimento do túmulo do apóstolo Santiago no século 11. O cheiro de incenso misturado ao som do órgão na catedral faz voltarmos ao tempo. Cada lado do templo marca um período e estilo arquitetônico.

Na Catedral suba uma pequena escada para saudar a imagem do apóstolo. Caminhe sem pressa pela cidade antiga para descobrir tudo o que ela tem a oferecer. Na entrada da Praça da Alameda de Santiago de Compostela, há as estátuas de Coralia e Maruxa, as duas Marias, que vagavam pela cidade por anos após a guerra civil espanhola. Entre estudantes e peregrinos, não se espante se encontrar algum músico de rua com sua gaita de foles.

Pontevedra

Vista da Basílica de Santa Maria, construída no século 16
Vista da Basílica de Santa Maria, construída no século 16

A fundação de Pontevedra está rodeada de lendas de heróis de Troia e celtas. O passado da nobreza da região está presente na arquitetura dos edifícios da Avenida Santa Maria.  Vale perder-se no centro antigo. Quando estiver na Praça Alonso de Fonseca visite a Basílica de Santa Maria. Ela foi construída no  século 16 e seu estilo arquitetônico vai desde o gótico isabelino ao manuelino português. O Museo Provincial conta com uma vasta coleção de arqueologia, objetos medievais e até a arte galega contemporânea. Há várias lojas de antiguidades. A meia hora de Pontevedra está o Parque Arqueológico da Arte Rupestre Campo Lameiro.

Ourense

A cidade já foi considerada a Atenas galega no primeiro terço do século 20 pelos seus intelectuais
A cidade já foi considerada a Atenas galega no primeiro terço do século 20 pelos seus intelectuais

Diz a lenda que as águas termais de Ourense podem ter sido desfrutadas por ninfas. Em Las Burgas, a água chega alcançar uma temperatura de mais de  60ºC. A cidade já foi considerada a Atenas galega no primeiro terço do século 20 pelos seus intelectuais. Visite a catedral, o Museu Arqueológico, o complexo cultural São Francisco, as fontes de Burgas e a velha ponte romana. Nas margens do rio, na zona do Centro Comercial Ponte Vella, está a original ponte do milênio que foi inaugurada na virada deste século. No turismo termal, destaque para as termas de “A Chavasqueira”, de estética japonesa.

Lugo

A cidade de Lugo traz deliciosas possibilidades gastronômicas
A cidade de Lugo traz deliciosas possibilidades gastronômicas

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Lugo nasceu a partir de uma muralha romana de mais de 2 quilômetros que data do século 3 e que ainda se conserva intacta. Dentro da cidade antiga, a catedral Santa Maria tem a nave central em estilo românico. Os arcos são do século 16 e a capela da Virgem é barroca. O primeiro corpo da torre é românico e, o segundo, gótico com um remate renascentista. Lugo traz deliciosas possibilidades gastronômicas. As tapas fazem parte da vida cotidiana da cidade. Não é à toa que há uma expressão “coma Lugo”.

La Corunha

Vista da Torre de Hércules, na região de La Corunha, na Espanha
Vista da Torre de Hércules, na região de La Corunha, na Espanha

Dizem que o mito grego Hércules fez um de seus lendários trabalhos na região onde fica a La Corunha. De fato, a imponente Torre de Hércules, também considerada patrimônio da humanidade, é vista por todo o passeio marítimo que, com seu mar profundo, parece que é de cristal. Se você disser que é brasileiro, com certeza, um entusiasta do time Deportivo de la Coruña vai lembrar de jogadores brasileiros que passaram por lá, como Bebeto e Rivaldo.

Fisterra e a Costa da Morte

Farol em Fisterra, na bela Costa da morte, que tem esse apelido porque já teve até mais de cem naufrágios
Farol em Fisterra, na bela Costa da morte, que tem esse apelido porque já teve até mais de cem naufrágios

Termine a viagem no fim do mundo, ao menos para os romanos. Em Fisterra, na bela Costa da morte, temos a impressão que o mar vai terminar depois do horizonte. Muitos peregrinos terminam o caminho de Santiago e vão ao local para queimar suas botas. Conhecida como Costa da Morte, a região entre Malpica e o Cabo Fisterra, tem esse apelido porque já teve até mais de cem naufrágios. Mas, quem gosta de dirigir vai ter uma estrada ótima pela frente e uma paisagem paradisíaca.

Vigo

As ilhas Cíes têm uma singular barreira rochosa e um parque nacional cheio de gaivotas.
As ilhas Cíes têm uma singular barreira rochosa e um parque nacional cheio de gaivotas.

Vigo se orgulha de seu porto e de seu time de futebol, o Celta. Coma ostras no mercado de pedra. Mas, de preferência, viaje no verão para curtir suas praias que são paradisíacas. As ilhas Cíes têm uma singular barreira rochosa e um parque nacional cheio de gaivotas.  As ilhas de Monteagudo e de Faro são unidas por um dique.  Precedida pela ponte medieval de a Ramallosa e a praia de Ladeira está a monumental Villa de Baiona — que recebeu a caravela Pinta de Cristóvão Colombo.

PORTUGAL

Valença do Minho

Valença do Minho possui fortificações medievais
Valença do Minho possui fortificações medievais

Construída sobre uma pequena colina na Era Medieval, Valença do Minho possui fortificações em estilo Vauban. Elas são mais conservadas e impressionantes do que a de Caminha. Do alto das muralhas se pode ver o rio Minho e a cidade Galega de Tuy, no lado espanhol da fronteira. Junto das muralhas as árvores no outono assumem um belo tom avermelhado.

Braga

Apelidada de Roma portuguesa, Braga também um dos principais centros religiosos do país com suas mais de 30 igrejas
Apelidada de Roma portuguesa, Braga também um dos principais centros religiosos do país com suas mais de 30 igrejas

No dia que for à Valença do Minho, aproveite para conhecer Braga. Caminhe pelo centro histórico que é compacto. Vá à Catedral da Sé, a mais antiga de Portugal. Em quatro horas de passeio é possível conhecer bem o lugar. Apelidada de Roma portuguesa, a terceira maior cidade de Portugal é também um dos principais centros religiosos do país com suas mais de 30 igrejas. Sua história inicia ainda no tempo dos romanos, quando era conhecida como Bracara Augusta e era capital da, então, província da Galécia, hoje Galiza (Espanha). Aproveite e desfrute dessa herança que está bem preservada.

Viana do Castelo

Vista da igreja de São Domingos, construída no século 16
Vista da igreja de São Domingos, construída no século 16

Aromas e sabores, Viana do Castelo é uma cidade para ser saboreada. Come-se bem e não falta opção de vinhos para combinar entre uma refeição e outra.  Talvez ela encante todos os sentidos pela presença do rio, das montanhas e do mar. Faça um passeio pela rua Manuel Espregueira e observe edifícios decorados com azulejos. No final da rua, vai encontrar a igreja de São Domingos construída no século 16. Tire muitas fotos na Ponte Eiffel. Inaugurada em 1878, na época da arquitetura de ferro pela prestigiada casa de Gustave Eiffel, a ponte metálica sobre o rio Lima permite a circulação de comboios e carros e remete à famosa Torre Eiffel criada pelo mesmo engenheiro.

Douro

O Vale do Douro é a área mais antiga de produção de vinho do mundo
O Vale do Douro é a área mais antiga de produção de vinho do mundo

Dá para fazer um “bate-volta” de Porto até o Vale do Douro –famoso por ser a região demarcada para a produção da uva utilizada para fazer o vinho do Porto e do Douro. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é a área mais antiga de produção de vinho do mundo. Faça um passeio pelo rio Douro onde a paisagem se mescla entre vinhas e propriedades da região. Vá ao Museu do Douro e faça um pequeno Cruzeiro de Rabelo –embarcação típica da região. O passeio dura cerca de uma hora. Você se encantará.

Porto

O coração da cidade está na Praça da Liberdade e na região da Avenida dos Aliados com seus edifícios de art nouveau
O coração da cidade está na Praça da Liberdade e na região da Avenida dos Aliados com seus edifícios de art nouveau

Porto é a cidade que deu nome a Portugal e é a segunda maior do país. Caminhar ao pôr do sol é obrigatório na cidade do Porto. A maioria das atrações da cidade está reunida em uma mesma região e é possível ver muita coisa em um único dia. Mas, pode aproveitar para se hospedar nela e ser a sua matriz para conhecer as outras cidades citadas.

Tire muitas fotos na Ponte D. Luiz I: a vista espetacular. O coração da cidade está na Praça da Liberdade e na região da Avenida dos Aliados com seus edifícios de art nouveau. Faça um passeio pelo Cais da Ribeira e observe seus de prédios históricos margeando o rio com suas mesinhas espalhadas na calçada. Não se surpreenda se encontrar um músico de rua cantando MPB ou bossa nova.