Conheça onde Michelle se apaixonou por Obama, em Chicago

Michelle e Obama deram o primeiro beijo em Hyde Park, região em South Shore, parte do South Side, local onde aconteceu a Grande Migração dos EUA

Em parceria com ladobviagem
14/11/2025 07:15

Passei horas procurando pelo ponto turístico mais curioso de Chicago: uma pedra. Confesso que quase desisti, mas encontrei a pedra icônica fruto de um beijo histórico.

Uma placa esculpida nessa pedra foi colocada na esquina da sorveteria onde, em 1989 o ex-presidente dos EUA Barack Obama beijou Michelle pela primeira vez.

Placa em pedra marca local onde Michelle e Obama beijaram pela primeira vez, em Hyde Park, Chicago
Placa em pedra marca local onde Michelle e Obama beijaram pela primeira vez, em Hyde Park, Chicago - Andrea Miramontes @ladobviagem

Com o beijo, a história dos casal marcaria para sempre o Hyde Park, região de South Side, em Chicago, onde Michele cresceu em uma infância pobre, batalhadora e de origem humilde.

Hyde Park é um dos 77 bairros de Chicago. O destino, que vai além das atrações clássicas da cidade, é uma vizinhança que marcou a cidade na cultura e na música, além de ser o local que abraçou a história dos Obama.

Deixo o endereço exato para quem quer visitar a esquina do beijo. Mas, sinceramente, há muitas outras atrações legais para um dia sensacional em Hyde Park, do que fotografar a pedra (como eu fiz).

O local fica na  esquina das ruas Dorchester e 53rd, Hyde Park. A sorveteria Baskin-Robbins, onde Obama levou Michelle para o primeiro encontro, já nem existe mais. Agora, só tem a pedra mesmo.

No caminho, visite lojinhas locais, cafés, restaurantes e topar com música ao vivo em alguma de suas esquinas, fruto de uma cena cultural autêntica e vibrante que se formou depois de uma migração histórica no século 20.

A região é marcada pela luta e chegada dos afroamericanos, pelo museu mais importante da cidade, praias à beira do lago Michigan e história do jazz, com alguns dos músicos mais famosos do mundo.

Caminhada à beira do lago Michigan em Hyde Park, Chicago
Caminhada à beira do lago Michigan em Hyde Park, Chicago - Andrea Miramontes @ladobviagem

Da infância humilde à Casa Branca

Michelle e o pai durante infância no cresceu na área conhecida como South Shore, parte do South Side
Michelle e o pai durante infância no cresceu na área conhecida como South Shore, parte do South Side - Reprodução Instagram

Ao caminhar pelas calçadas arborizadas da região, entre as casas de arquitetura histórica e parques, tentei reviver os passos que Michele Obama na infância e adolescência.

Michelle Robinson, seu nome antes de Obama, cresceu na área conhecida como South Shore, parte do South Side. Os pais trabalhadores criaram Michelle e o irmão integrados à comunidade local, bastante conscientes da classe batalhadora em que viviam, inclusive, inserida em um contexto de luta e discriminação pela cor de pele.

Mas nada abalou Michelle, que, mais tarde, formou-se em direito pela Harvard Law School. E foi no escritório de advocacia no centro de Chicago onde trabalhou que conheceu seu estagiário, Barack Hussein Obama.

No primeiro emprego como advogada, Michelle foi mentora de Obama. O episódio está muito bem contado no livro biografia “Minha história”.

Michelle e Obama em foto do Instagram da ex-primeira-dama
Michelle e Obama em foto do Instagram da ex-primeira-dama - Reprodução/ Instagram

Como uma boa fofoca sempre dá o tempero para explorar um destino, vale relembrar que Michelle detalha sua paquera com Obama. Na época, ele era o estudante de direito mais cobiçado do escritório.

Não havia uma só secretária ou advogada que não suspirasse ao ver Obama passar, sempre cordial, bem-humorado, de sorriso inteligente e muito atraente.

Michelle relembra, em especial, um dia em que o ex-presidente chegou com um terno branco, gerando alvoroço. Obama, criado no Havaí e na Indonésia, parecia não se importar com a cobiça da mulherada.

Mesmo com muitas pretendentes, apaixonou-se por Michelle, e a gente nem precisa de matemática para entender.

Michelle e Barack Obama
Michelle e Barack Obama

Essa região foi palco da Grande Migração, movimento que aconteceu entre 1916 e 1970, moveu milhões de afro-americanos do Sul dos Estados Unidos para o Norte, a maioria, para Chicago, com o objetivo de fugir da segregação e da pobreza.

South Side se expandiu  com a cultura negra, inclusive, na música, o que fez de Chicago um dos grandes centros mundiais de blues e jazz.  Entre as décadas de 20 e 30,  o movimento foi chamado de “Renascimento Negro de Chicago”.

Vários astros do jazz e do blues chegaram a Chicago neste momento, como Louis Armstrong e Nat King Cole, o que fez de Chicago um polo da música até hoje.

Quer conhecer o bairro? Neste roteiro, conto os lugares imperdíveis na região de Michelle, inclusive sobre o café preferido de Obama e a visita ao Griffin Museum of Science and Industry, um dos museus mais importantes da cidade.

Estive no destino para o maior evento de turismo dos Estados Unidos, a IPW, que aconteceu em Chicago neste 2025.

É neste evento que se reúne os melhores profissionais do turismo do país, bem como jornalistas do mundo todo.

Veja o roteiro completo. E siga @ladobviagem no Instagram para viagens incríveis.