Assistir ao nascer do sol 2 vezes no avião? Conheça os 10 voos comerciais mais longos do mundo

Empresa aérea australiana vai lançar, em 2026, os 2 voos comerciais mais longos do mundo. Hoje, recorde é da companhia Singapore Airlines

03/12/2024 19:31

Assistir ao nascer do sol 2 vezes no avião? Conheça os 10 voos comerciais mais longos do mundo
Assistir ao nascer do sol 2 vezes no avião? Conheça os 10 voos comerciais mais longos do mundo - iStock/murat4art

Viajar de avião é uma das formas mais seguras do mundo e, na maioria das vezes, mais rápidas. Em viagens internacionais, é comum fazer escalas ou conexões pelo caminho, mas há quem prefira os percursos diretos. Mas você já se perguntou quais os voos comerciais mais longos do mundo? 

Atualmente, o recorde é da companhia Singapore Airlines, entretanto a empresa aérea australiana Qantas pretende lançar, em 2026, os 2 voos comerciais mais longos do mundo. Assim, os trechos ligarão Sydney a Londres e Nova York, com cerca de 19 e 22 horas de duração. O projeto foi intitulado de “Sunrise”, nascer do Sol, pois os passageiros poderão ver o nascer do sol duas vezes durante a jornada.

Enquanto esses voos não são lançados, conheça a seguir os 10 voos comerciais mais longos do mundo.

De Nova York a Singapura 

Em primeiro lugar está o voo SQ 23, operado pela Singapore Airlines. O trecho de 15.249 quilômetros, vai do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York (EUA), ao Aeroporto de Changi (Singapura).

Dessa forma, o percurso tem duração estimada de 19 horas e tem partidas diárias, em que atravessa o Oceano Atlântico Norte, Europa e Oriente Médio Assim, a rota é feita pelo Airbus A350-900ULR, que tem capacidade para 161 passageiros e tem poltronas apenas nas Classes Executiva e Premium Economy.

De Newark a Singapura

Em segundo lugar na lista de voos comerciais mais longos do mundo, está o SQ 21, também feito pela Singapore Airlines, por uma pequena diferença de 5 quilômetros. Com isso, o trecho vai do Aeroporto Internacional Newark-Liberty, em Nova Jérsei (EUA), ao Aeroporto de Changi (Singapura), em uma distância de 15.344 quilômetros.

O percurso também acontece em aeronaves A350-900ULR, e tem cerca de 19 horas de 10 minutos de duração.

De Auckland a Doha 

Em terceiro lugar está o voo que vai do Aeroporto de Auckland (Nova Zelândia) ao Aeroporto de Hamad, em Doha (Catar).
Em terceiro lugar está o voo que vai do Aeroporto de Auckland (Nova Zelândia) ao Aeroporto de Hamad, em Doha (Catar). - iStock/Jetlinerimages

Em terceiro lugar está o voo que vai do Aeroporto de Auckland (Nova Zelândia) ao Aeroporto de Hamad, em Doha (Catar), com 14.535 quilômetros. Assim, o voo QR 921 da Qatar Airways dura, aproximadamente, 17 horas 25 minutos.

Dessa forma, o percurso acontece no Airbus A350-1000, que transporta até 327 passageiros.

De Perth a Londres

O voo QF9, que vai do Aeroporto de Perth (Austrália) ao Aeroporto de Londres-Heathrow (Reino Unido), tem 14.449 quilômetros. Assim, o trecho na lista de voos comerciais mais longos do mundo, é feito pela companhia Qantas e leva em torno de 17 horas e 50 minutos. 

Dessa forma, o voo acontece a bordo de um Boeing 787-9, que tem capacidade para 236 passageiros nas classes Executiva, Premium Economy e Executiva. 

Uma curiosidade, é que o percurso iniciou em 2018 e é famoso por ter sido o primeiro a ligar a Austrália e a Europa sem escalas.

De Dallas a Melbourne 

O quinto lugar da lista de voos comerciais mais longos do mundo é operado pela Qantas.
O quinto lugar da lista de voos comerciais mais longos do mundo é operado pela Qantas. - Getty Images

Com aproximadamente 14.471 quilômetros de distâncias, o quinto lugar da lista de voos comerciais mais longos do mundo também é operado pela Qantas. Desse modo, liga o Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth, no Texas (EUA), ao Aeroporto de Melbourne (Austrália).

Assim, o percurso feito pelo Boeing 787-9 atravessa o Oceano Índico, Atlântico Norte e a África e dura cerca de 17 horas e 45 minutos. 

De Perth a Paris 

O voo QF33  liga o Aeroporto de Perth (Austrália) ao Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle (França). Com isso, o percurso tem aproximadamente 14.264 quilômetros e é operado pela Qantas. 

Além disso, o trajeto de 17 horas 25 minutos é o mais recente da lista, pois começou a ser operado em julho de 2024. Assim, também é operado pelo Dreamliner da Boeing.

De Nova York a Auckland 

Este voo é operado pela Air New Zealand e vai do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York (EUA), ao Aeroporto de Auckland (Nova Zelândia). Dessa forma, o percurso tem pouco mais de 14.200 quilômetros.

Além disso, possui duração de 17 horas 35 minutos e acontece no NZ1, em uma aeronave Boeing 787-9.

De Auckland a Dubai

O trecho que liga  Auckland e Dubai  possui 14.200 quilômetros.
O trecho que liga  Auckland e Dubai  possui 14.200 quilômetros. - Getty Images

O trecho que liga o Aeroporto de Auckland (Nova Zelândia) ao Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos) possui 14.200 quilômetros. Com isso, o sexto lugar dos voos comerciais mais longos do mundo é operado pela Emirates.

Assim, acontece em aeronaves Airbus A380-800, do modelo Mid Range, que permite até 615 passageiros a bordo. O voo EK 449 tem duração de aproximadamente 17 horas 25 minutos.

De Shenzhen a Cidade do México

O penúltimo na lista de voos comerciais mais longos do mundo é o CZ 8031, com 14.147 quilômetros. Assim, o trecho vai do Aeroporto de Shenzhen Bao’an (China) ao Aeroporto da Cidade do México (México) e atravessa praticamente todo o Oceano Pacífico Norte. 

Assim, a rota, que tem cerca de 16 horas, é feita pela companhia China Southern Airlines, no Airbus A350-900, que comporta até 335 passageiros.

De Los Angeles a Singapura 

Em décimo lugar, está o trecho de mais de 14.110 quilômetros, de Los Angeles a Singapura .
Em décimo lugar, está o trecho de mais de 14.110 quilômetros, de Los Angeles a Singapura . - iStock/RyanFletcher

Em décimo lugar, está o trecho de mais de 14.110 quilômetros, que vai do Aeroporto de Los Angeles (EUA) ao Aeroporto Changi de Singapura (Singapura). 

Assim, o percurso operado pela Singapore Airlines, nos voos SQ 35 e SQ 37, é realizado com o Airbus A350-900ULR e dura cerca de 17 horas e 10 minutos.