Conheça os 13 piores tipos de turistas; veja se você não é um deles
Dos que não respeitam a cultura do destino até aos que deixam o seu lixo para trás, há muitos tipos de maus turistas. Estes são os principais.
Nos últimos anos, destinos como Veneza, Roma e Barcelona, vem buscando alternativas para evitar o turismo de massa, o chamado “overtourism”, com uma série de medidas. Esse processo foi acelerado pela pandemia.
Mas não é só o excesso de turistas que preocupam as autoridades desses e de outros destinos, mas sim, o comportamento deles. O “International Journal of Tourism Research” publicou um estudo em que tentou identificar os piores tipos de turistas, aqueles que as pessoas não suportam.
O levantamento dividiu os piores tipos de turistas em 13 grupos principais (veja mais abaixo cada um deles). Os pesquisadores usaram 2.088 comentários de 10 “subreddits”–comunidades da rede social Reddit— publicados entre 2014 e 2019 que usaram as palavras-chave “mau comportamento do turista”.
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- 3 dias no Jalapão: tudo que você não pode deixar de conhecer
De acordo com a reportagem do portal português Sapo, os pesquisadores criaram um modelo de codificação para combinar as declarações dos comentários com temas recorrentes.
Conheça os 13 piores tipos de turista
13 – Os que não respeitam a lei
Nesta categoria inserem-se os turistas que não cumprem as leis dos destinos. Isto inclui, por exemplo, beber em público em locais onde essa prática é proibida ou sentar-se em locais protegidos, por exemplo.
12 – Os pais descuidados
Outro tipo de comportamento mencionado algumas vezes no estudo é o descuido dos pais, que ignoram a segurança dos filhos ou permitem que tenham comportamentos que podem incomodar outros turistas ou moradores.
11 – Os que não respeitam as filas
Um comportamento comum é de turistas que furam filas ou empurram outros visitantes em lugares como atrações turísticas e aeroportos.
10 – Os que não respeitam os animais
O desrespeito pelos animais foi expresso em termos de tirar fotos com eles (por exemplo, segurar uma estrela do mar) o que pode causar ferimentos ou mesmo a morte do animal. Invadir o espaço dos animais também é um comportamento negativo, pois pode levar as autoridades a abater animais que se defendem em tais circunstâncias.
9 – Motoristas imprudentes
Este é o tipo de turista que não respeita as regras de trânsito do destino. Isso envolve excesso de velocidade, dirigir alcoolizado, muito devagar e parar no meio da estrada para tirar fotos, por exemplo.
8 – Os destruidores
Destruidores foram identificados como turistas que vandalizam e danificam a natureza, infraestrutura, patrimônio e/ou equipamentos culturais do destino.
7 – Os embriagados
Para os habitantes, é inaceitável o comportamento inadequado dos turistas quando estão bêbados. O espaço que os turistas utilizam para se divertirem é o mesmo que os residentes utilizam no seu dia a dia e este tipo de comportamento pode ser considerado muito irritante.
6 – Os mau educados
Há vários relatos de turistas que tratam mau funcionários de restaurantes ou hotéis, além de situações de assédio sexual.
5 – Os que ignoram as normas de segurança
São aqueles que ignoram as instruções e medidas de segurança, o que pode colocar em risco a sua vida e de outros em risco. Um exemplo, são os turistas que se colocam a si próprios –ou pior, aos filhos– para além das barreiras de segurança para tirar fotos com animais.
4 – Os que deixam o lixo para trás
Muitos turistas jogam o seu lixo em qualquer lugar. Além disso, outros usam locais públicos para cuspir, defecar e urinar, por exemplo, afetando a qualidade de vida dos moradores locais.
3 – Os viciados em selfies
São aqueles que fazem de tudo para tirar uma foto foto para postar nas redes sociais, muitas vezes desrespeitando as normas culturais e instruções de segurança. Aqui, estão incluídas as selfies sorridentes em memoriais de guerra, como em Auschwitz, por exemplo.
2 – Os que não respeitam os moradores
Estes turistas atrapalham a qualidade de vida e a rotina diária dos moradores, ao bloquearem, por exemplo, espaços públicos com suas mesas em locais inadequados. Outra situação comum é a de turistas que entram na igreja a meio da missa, caminham e tiram fotos, atrapalhando o momento.
1 – Os que não respeitam a cultura do local
O tipo de turista considerado mais desagradável é aquele que ignora as normas culturais da população anfitriã. Embora as normas e valores culturais possam ser diferentes entre nacionalidades e comunidades, os turistas devem informar-se sobre o que fazer e o que não fazer num determinado destino.